Faculdades EAD já existiam antes da pandemia, mas com a chegada do Coronavírus houve um aumento significativo nesse novo formato de assistir às aulas
Em meio a pandemia e ao distanciamento social as atividades educacionais se transformaram, realizadas remotamente, através da utilização de plataformas que possibilitam o estudante a assistir aulas sem sair de casa.
O uso dessas ferramentas de ensino à distância aumentou significativamente, trazendo agilidade e conforto para as aulas. Dessa forma, o tempo que antes era um fator crucial, mudou, permitindo maior liberdade e menos preocupação com fatores externos, como o deslocamento até as faculdades por exemplo, restando mais tempo para os estudos.
Para que as aulas se tornem mais eficientes e dinâmicas no EAD, é necessário recorrer a boas plataformas. As mais utilizadas são:
Microsoft Teams
Essa ferramenta permite reuniões em grupo de conversas, com janelas bate-papo. Ele foi desenvolvido para facilitar a comunicação de pessoas que estão em lugares diferentes. O aplicativo ainda conta com chamada de vídeo, microfone e ferramenta para apresentações em slides e está disponível para computadores (Windows e Mac) e para dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Google Meet
Desenvolvido pela Google, o Google Meet permite a chamadas de vídeo para múltiplos usuários, salas de bate-papo, além, é claro de possibilitar as aulas à distância. Está disponível para computadores (Windows e Mac) e para dispositivos moveis tanto Android como IOS.
Zoom Meeting
Nesta ferramenta as reuniões são realizadas de maneira simples, podendo fazer salas de bate-papo em vídeo chamada ou somente por áudio. A plataforma ainda disponibiliza diferentes planos como o gratuito, que permite uma sala virtual com 100 pessoas por 40 minutos, e também os planos pagos, para as empresas como os planos corporativos, empresarial e profissional.