O início do ano letivo pode ser desafiador para as instituições de ensino, por isso, é essencial se preparar antecipadamente
Esta responsabilidade fica a cargo da gestão escolar, que deve estar apta a sanar todos os imprevistos que possam ocorrer. Organização e planejamento são imprescindíveis para o ano que se inicia.
O plano deve ser feito com antecedência, a fim de se alcançar eficiência na administração, no cronograma de ensino e na rotina dos coordenadores, professores e estudantes durante o período vigente.
Caso ocorra algum imprevisto, a instituição saberá como tomar a decisão de forma mais assertiva, com o intuito de sanar qualquer problema. Portanto, é necessário que a gestão escolar saiba quais são as áreas que precisam ter planejamento prévio. Confira algumas dicas:
- Defina o calendário do ano letivo (dias de aula, feriados, avaliações etc.) com antecedência;
- Tenha o planejamento didático anual;
- Saiba como será a comunicação com os alunos, professores e pais;
- Defina quais serão as atividades anuais;
- Reponha os recursos em falta na escola.
Estes são alguns pontos que precisam ser alinhados para que se tenha a devida ordem antes do começo das aulas; para que seja muito mais clara a elaboração de soluções e reajustes, com intuito de evitar surpresas ao longo do ano.