Como funciona o home office? Dicas para estagiários e aprendizes

Estudantes

Da noite para o dia, a dinâmica do home office, ou trabalho remoto, passou de opção a exigência, devido à disseminação do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. Empresas e colaboradores estão tendo que se adaptar rapidamente à nova rotina, diante do cenário inédito. Se você tem dúvidas sobre essa atividade e quer saber as melhores práticas para manter a produtividade trabalhando de casa, fique atento às próximas dicas.

Primeiramente, é importante lembrar que estagiários e aprendizes podem fazer home office. A nota técnica divulgada pelo Ministério Público do Trabalho, no dia 18 de março, recomendou a interrupção das atividades presenciais de estágio e programa de aprendizagem, substituindo por atividades remotas, desde que a empresa assegure a seus estagiários e aprendizes a adequada estrutura de tecnologia de informação e de supervisão das tarefas, com o cumprimento da carga horária e das funções previstas no contrato.

 

Veja a seguir o manual de boas práticas do home office

 

1. Verifique se tem as condições necessárias para o trabalho

Para que você possa desempenhar todas as suas atividades, assim como faria no ambiente de trabalho, é preciso que tenha à sua disposição todas as ferramentas da empresa, de acordo com a sua atuação. Isso vale para equipamentos, softwares e outros meios importantes, como celular, computador, papéis e tintas para impressão, por exemplo.

Se você não contar com os recursos fundamentais para o trabalho remoto, a empresa deve fornecer as condições necessárias. Ambos também podem fazer acordo sobre quem arcará com os custos extras de infraestrutura, como luz, telefone e internet.

Muitas empresas não estão preparadas para ter todos os funcionários realizando suas atividades remotamente e podem não conseguir oferecer todos os recursos. Então, tenha bom senso e verifique junto ao gestor a possibilidade de dispensar algo que não seja realmente necessário utilizar no dia a dia.

 

2. Alinhe exigências e padrões de conduta junto ao gestor

Primeiramente, estabeleçam juntos um plano de trabalho. Questione seu gestor sobre expectativas, prazos e espaço para dúvidas. Verifique como será feita a comunicação durante o trabalho remoto e em quais momentos ela poderá acontecer.

Caso a empresa não tenha um regimento interno com itens de etiqueta digital, evite exageros, como e-mails, mensagens e telefonemas desnecessários. Adote a mesma conduta que teria no ambiente presencial, seja ele mais sério ou descontraído.

 

3. Separe um espaço específico como local de trabalho

Ter um ambiente específico para trabalhar é muito importante, pois fará você lembrar de que ali deve cumprir com as suas responsabilidades profissionais. Escolha um lugar tranquilo, com boa ventilação e iluminação. Evite fazer o trabalho da cama e do sofá, o ideal é usar mesa e cadeira que possibilitem a você manter uma boa postura.

 

4. Programe sua rotina em casa e tenha disciplina

Para o home office dar certo, a pessoa precisa ter muita organização. O ideal é programar-se e estabelecer uma rotina para ter controle das suas atividades. Defina horários determinados para acordar, fazer as refeições e cumprir com as atividades do trabalho.

Se a sua empresa não realiza o controle de ponto, mesmo assim, evite trabalhar em horários muito diferentes do que está acostumado. Além de criar um hábito, é importante estar disponível no horário normal de trabalho, caso você precise tirar dúvidas ou alguém venha a entrar em contato com você.

Tire o pijama e vista roupas adequadas, pois ajuda a afastar a preguiça e o deixa preparado para uma eventual videoconferência. Além disso, não se deixe levar pelas distrações da casa, como televisão e celular, que funcionam como tentações poderosas em atrapalhar a produtividade.

Caso tenha filhos, coloque-os para fazer atividades que os mantenham entretidos. Se há outras pessoas convivendo com você, deixe claros os momentos em que não estará disponível para interagir, a fim de evitar interrupções.

 

5. Estabeleça uma lista de prioridades e metas diárias

Independente de estar em casa ou no escritório, há trabalho a ser feito, então evite procrastinar e cumpra com as suas atividades no devido tempo.

Uma ótima forma de manter o foco, realizando entregas no prazo, é por meio de listas. Planeje a agenda do dia e ordene suas atividades de acordo para a prioridade, lembrando de deixar espaço para aquelas imprevisíveis, caso elas surjam com frequência. Separe momentos específicos também para ler e-mails e mensagens, pois checá-las a todo momento pode ser fonte de distração.

Ao fim do expediente, verifique as metas que foram atingidas e as que não foram, pois isso funciona como uma boa medida para saber se você está sendo produtivo ou não. Faça ajustes no planejamento para evitar pendências e repetir erros na organização das atividades no dia seguinte.

 

6. Cuide da qualidade de vida

Da mesma forma que a atividade home office pode ser uma armadilha para os procrastinadores, também pode ser para os “workaholics” – aquelas pessoas viciadas em trabalho. Caso não apareça nenhum imprevisto que o exija a passar do horário, cumpra com a carga horária combinada previamente. Tenha também metas realistas e comunique ao gestor caso encontre dificuldade em entregar os resultados no prazo estipulado.

Faça pequenas pausas para descansar os olhos, esticar as pernas, caminhar pela casa e beber um pouco d’água. Se feitas rapidamente e em momentos estratégicos da agenda, podem ajudá-lo a voltar com concentração total nas atividades e aumentar ainda mais o ritmo de trabalho.

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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