A transição da escola para a faculdade, é o período em que o jovem inicia a vida adulta. Mas antes disso, ele tem que escolher uma carreira e para muitos jovens essa escolha é difícil e complicada.
São muitas dúvidas e incertezas. A sensação de ter que escolher tão novo algo para a vida toda, acaba assustando e tornando tudo mais complexo. Se você é esse jovem que ainda não escolheu uma carreira, não sabe o quê fazer, escrevemos essas dicas para você!
O recrutador e psicólogo da Fundação Mudes, Alfredo Villanueva, deixou algumas dicas e respondeu algumas questões. Confira!
Dicas
Para um jovem que está no ensino médio, e nem sabe por onde começar a pensar numa profissão, o que fazer?
- Quais são as matérias que você mais gosta? Caso não tenha uma matéria em si, qual o assunto que mais lhe atraiu no ensino médio?
- O que gosta de fazer no seu tempo livre? Ler, lidar com tecnologia, estar atento a novidades, escrever, se comunicar com as pessoas etc.? Tente ir por este caminho.
- Fale com profissionais que você tenha interesse em saber mais de suas profissões. Siga eles em redes sociais. Não tenha receio de abordá-los em caso de necessidade.
Dúvidas
- Quando começar a pensar em qual profissão escolher?
Não há uma regra exata. Há jovens que se identificam com algo logo no início do ensino médio e outros somente no final após passarem por experiências e se informar sobre determinadas atividades e profissões. O que é importante nestes casos é ter o interesse em pesquisar a respeito, entrar em contato com profissionais da área seja de forma pessoal ou seguindo eles nas redes sociais.
- Como saber o que gosto de fazer?
Um dos caminhos mais indicados é observar as matérias ou assuntos que lhe interessam no ensino médio. Observar quais são seus gostos. Muitas vezes algo que você goste muito de fazer pode vir a se tornar uma profissão como por exemplo cozinhar e fazer gastronomia; saber ser empático e fazer psicologia; ser organizado e fazer administração ou semelhante dentre outros exemplos.
- Como a orientação vocacional pode ajudar um jovem que ainda não decidiu qual curso vai seguir?
A orientação vocacional indica uma direção para o jovem, de forma que ele possa estar mais bem informado sobre suas opções no mundo profissional. Ele passa a ter uma visão diferenciada e a se compreender melhor e como consequência, uma capacidade melhor de tomada de decisão.
- Deve-se pensar na remuneração na hora de escolher a carreira?
Não necessariamente. Nem sempre a carreira de melhor remuneração será aquela que realmente lhe trará maiores benefícios pessoais. É necessário medir os prós e contras de cada carreira, alinhando com os pontos positivos e negativos do jovem.
Esperamos poder ter te ajudado no processo de escolha da profissão, com nosso conteúdo!