O Relatório de Tecnologia e Inovação de 2023 da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) enumerou 17 tecnologias de ponta capazes de gerar receitas de até US$ 9,5 trilhões até 2030. Dentre elas, estão inteligência artificial, nanotecnologia e carros elétricos.
O estudo destaca o potencial do Brasil na área de biocombustíveis devido à produção de etanol iniciada nos anos 1970. O país detém hoje 30% do mercado global e a maior frota de veículos flexíveis do mundo.
O Brasil ficou em segundo lugar no ranking da Unctad em relação à capacidade de energia instalada em bioenergia, ficando à frente dos Estados Unidos e atrás da China. A análise avaliou a capacidade de adotar, adaptar e usar equitativamente inovações em 166 nações, e o Brasil se posicionou em 40º lugar. Portugal foi o país lusófono mais bem colocado (33º lugar).
O índice de prontidão considera indicadores, como capacidade industrial, financiamento e estrutura de pesquisa e inovação. O documento da Unctad pede que governos tomem medidas para aumentar capacidades e investimentos.
O objetivo é que todos os países consigam beneficiar suas economias ao mesmo tempo em que combatem as mudanças climáticas. A Unctad também reforça a importância da cooperação regional e internacional no tema.
Fonte: ONU