Brasil quer priorizar investimentos em inovação contra tuberculose

Notícias

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde do Brasil, Ethel Maciel, alertou que o país retrocedeu a níveis semelhantes a 2022, com o aumento de mortes por tuberculose e atraso de diagnósticos. 

  

Segundo ela, o país sofreu muitos “retrocessos” desde 2018. Durante esse período, houve “muito atraso” no diagnóstico da tuberculose, pois os serviços de saúde estavam focados na Covid-19. 

  

Infelizmente, para nós, no Brasil, a nossa taxa de mortalidade (por tuberculose) aumentou bastante e nós estamos agora com índices semelhantes ao que estávamos em 2002. Então, nós chegamos nessa nova Reunião de Alto Nível pior do que estávamos em 2018 e com desafios ainda maiores para que possamos cumprir essas metas até 2030, que é o nosso desejo”. 

  

Em 22 de setembro, a ONU realizará a 2ª Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Tuberculose. Dentre as expectativas da secretária Ethel Maciel para o evento da ONU estão a prioridade nos investimentos em pesquisa, diagnósticos rápidos e a vacina. 

  

Nós sabemos que com uma nova vacina nós teremos muito mais possibilidades de enfrentar ou de chegar nas metas das Nações Unidas. Mas também uma grande prioridade é termos diagnósticos rápidos, diagnósticos que possam ser feitos na atenção primária, mais próximo das pessoas. Para que elas não precisem se deslocar das suas casas. Que a gente possa ter, a exemplo da Covid-19, testes rápidos para tuberculose também. 

  

A secretária de Estado comentou que o Brasil espera garantir, ainda no primeiro semestre de 2023, a incorporação de novas tecnologias que foram disponibilizadas desde 2018. Em especial, tratamentos para pessoas infectadas com cepas da tuberculose que são multirresistentes a medicamentos. 

  

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.