Brasil alinha conceito de Museu da Água em conferência global na ONU 

Notícias

O conceito de um Museu da Água existe há quatro anos e nasceu na Associação de Engenheiros da Sabesp, companhia que distribui água a mais de 22 milhões de habitantes de São Paulo. 

Para eles, o novo local de preservação e cultura deve ficar pronto até 2024. 

  

Museu contemporâneo 

Segundo a presidente da Associação de Engenheiros da Sabesp, Viviane Borges, a ideia chegou até em países de língua portuguesa.   

  

Olha como é importante a água. E como faltava um espaço para as pessoas terem acesso a esse conhecimento. Em 2019, começamos com o conceito de criar um museu para conscientizar a população. Um museu contemporâneo que vai sim mostrar o passado e toda a evolução tecnológica. Mas, para fazer as pessoas refletirem de uma forma interativa.”  

  

A presidente conta que a Conferência da Água, em Nova Iorque, foi o momento de dar asas e fazer com que o conceito chegasse a outros países, principalmente, aqueles que falam a língua portuguesa.   

  

Rede nacional de museus  

É um museu onde as pessoas interajam e consigam refletir sobre os efeitos causados pela poluição e as ações que poderiam dar uma melhor condição de vida para nós mesmos, e para as outras pessoas. Esse museu passou para fase de construção de um conceito e já nasceu em rede. A gente está falando de uma rede nacional de museus. Queremos aumentá-la aqui nesta conferência com outros parceiros, países, nações de língua portuguesa, principalmente, para ter esse intercâmbio entre os diversos museus, os diversos conhecimentos e fazer com que nossa população entenda essa importância para exigir políticas públicas de melhor acesso.” Afirma Viviane.   

  

Água potável e saneamento são as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6, que visa garantir a disponibilidade de água, sua gestão sustentável e melhores condições de saneamento para todos. 

  

Chama atenção  

O benefício é direto a partir do momento em que a gente tem espaço discutindo o tema da água e sua importância. Enaltecendo o tema, a gente chama a atenção das autoridades de uma forma necessária para que haja investimentos. Então, queremos com isso agregar diversas empresas e que estas invistam nesse mundo mais sustentável, com ações que beneficiem a sociedade, o nosso recurso natural e que a gente consiga fazer com que as pessoas racionalizem e usem de modo racional para distribuir para mais pessoas.”  

  

No museu, os visitantes poderão ter experiências interativas e conhecer o histórico e os benefícios da água. Outro propósito é registrar acontecimentos sobre a evolução tecnologia do saneamento e refletir sobre como preservar um recurso natural.  

  

Fonte: ONU News

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.