A avaliação de desempenho é um método desenvolvido pelo departamento de Recursos Humanos – RH – das empresas e é utilizado para mensurar não só os colaboradores e a efetividade das tarefas que cada um desempenha, mas também para identificar talentos em potencial e medir a produtividade dos trabalhadores por exemplo. Em resumo, a avaliação contribui para o desenvolvimento dos colaboradores, além de ser uma maneira de valorizar o capital humano dentro da sua empresa, através de um processo guiado por métricas.
De forma objetiva ou subjetiva, a avaliação de desempenho tem a capacidade de desvendar os pontos fortes e fracos de cada colaborador. A análise é composta de perguntas, que devem ser relacionadas aos indicadores de desempenho, e visam aprofundar esse entendimento.
Através dos resultados dessa pesquisa é possível investir em novas técnicas, palestras, workshops, treinamentos, distribuição de recompensas para os mais bem colocados ou acompanhamento para aqueles que foram mal avaliados, sempre visando o aperfeiçoamento dos colaboradores, proporcionando bem-estar profissional e contribuindo para o desenvolvimento da empresa.
Para se obter resultados concretos e efetivos, o ideal é que essa metodologia seja aplicada periodicamente, ou de acordo com a necessidade de cada empresa.
Essa avaliação possibilita um caminho para o diálogo entre o superior e o liderado, melhorando a compreensão dos objetivos e preocupações. Além disso, esse diálogo também pode aumentar a confiança e parceria entre eles, influenciando diretamente o clima organizacional e na manutenção da cultura da empresa.