No mês de agosto acontece o chamado “Agosto Dourado” que evidencia a campanha pelo incentivo ao aleitamento materno.
A data que foi instituída pela Lei nº 13.435/2.017, tem como objetivo divulgar a conscientização sobre a temática e falar da importância que o alimento tem nos primeiros meses de vida de um bebê.
O leite materno é rico em componentes que são essenciais para o desenvolvimento de uma criança. É através dele que a mãe consegue passar todas as vitaminas, proteínas e gorduras necessárias para que seu filho cresça de maneira plena e saudável.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até os primeiros 6 meses de vida, ou seja, somente o leite é suficiente para suprir e garantir que os nutrientes necessários para a criança. Já o aleitamento materno como forma de complemento pode ir até os 2 anos.
O aleitamento materno é capaz de proteger não só o bebê como a mãe também, e seus benefícios são muitos. Para o bebê auxilia contra alergias, infecções respiratórias, hipertensão, diabete e ajuda no desenvolvimento cognitivo. Já na mãe previne o câncer de mama e proporciona a criação de um vínculo maternal entre mãe e filho para uma melhor qualidade de vida.
Além disso, a campanha está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, sendo o Objetivo 2 para acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.