Abril Azul: conheça o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Canal Mudes

Abril é marcado pela campanha mundial de conscientização sobre o Autismo: Abril Azul. Neste ano, o tema é “mais informação, menos preconceito”.  

   

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data, em 2007, para promover reflexões acerca do assunto. No Brasil, a Lei 13.652/2018 instituiu a celebração no contexto nacional. Durante abril, são desenvolvidas ações para reduzir a discriminação e o preconceito, bem como propagar informações qualificadas sobre o tema.  

   

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), organizado pela American Psychiatric Association, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza como um transtorno do neurodesenvolvimento, que pode afetar a comunicação e a interação social do indivíduo, em associação a padrões de comportamentos, interesses ou de atividades restritos e repetitivos.  

   

Outras características presentes em pessoas diagnosticadas com TEA abarcam rotinas rígidas, excesso de estímulos sensoriais e limitações em identificar e regular suas emoções. Estes comportamentos podem ser, inicialmente, observados na primeira infância. O transtorno pode ter origem em causas genéticas e ambientais.  

   

O DSM-5 preconiza como terminologia oficial “Transtorno do Espectro Autista”, pois engloba sintomas identificados no autismo, como o Autismo Clássico e o Transtorno de Asperger. Os indícios do TEA podem modificar conforme a gravidade e o nível de desenvolvimento.  

   

Confira alguns dos principais critérios clínicos e sintomas do transtorno segundo o DSM-5 

   

  • Déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos;
  • Déficits na reciprocidade socioemocional; dificuldade para estabelecer uma conversa normal; compartilhamento reduzido de interesses, emoções ou afeto; dificuldade para iniciar ou responder a interações sociais;
  • Movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados, ou repetitivos (p. ex., estereotipias motoras simples, alinhar brinquedos ou girar objetos, ecolalia, frases idiossincráticas);
  • Insistência nas mesmas coisas, adesão inflexível à rotina ou a padrões ritualizados de comportamento verbal ou não verbal (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente);
  • Hiper-reatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente à dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento). 

 

O DSM-5 identifica as pessoas com o diagnóstico do TEA em três níveis, tomando como base a intensidade dos sintomas e quanto de apoio os sujeitos precisam para realizar as suas atividades no dia a dia. Dessa forma, indivíduos com gravidade nível 1 precisam de menos apoio do que uma pessoa com o mesmo diagnóstico, mas com gravidade nível 3, por exemplo. 

 
Estima-se que uma a cada 36 crianças com menos de 8 anos tenha o diagnóstico do TEA, segundo estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, realizado em março de 2023. A tendência na identificação de novos casos é de alta, ao se comparar com dados de outros levantamentos: em 2020, a prevalência era de 1 caso para 54 crianças; ao passo que, em 2006, era de 1 em 150.  No Brasil, não existem trabalhos epidemiológicos ou estudos similares. 

  

Segundo reportagem do Portal G1, especialistas apontam algumas hipóteses para a intensificação do surgimento de novos casos nos últimos anos:  

  

  • Maior acesso da população aos serviços de diagnóstico;
  • Maior conscientização de pais, professores e pediatras, pois possuem informações para identificação dos primeiros sintomas de forma célere;
  • Ampliação da compreensão do que é autismo;
  • Possíveis fatores ambientais que colaboram para a maior frequência do TEA. A matéria indica que alguns deles já são consensuais, como idade mais avançada do pai e/ou da mãe; uso de determinados medicamentos durante a gestação (como valproato de sódio, que trata a epilepsia); estresse gestacional. 

 

Tratamento

O artigo científico intitulado “Transtorno do Espectro Autista: caminhos para o diagnóstico” indica que o tratamento para o TEA deve ocorrer de forma multidisciplinar, tendo uma equipe formada por profissionais de diversas especialidades — médicos, psiquiatras ou neurologistas, psicólogos que atuam nas áreas de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ou Terapia Cognitivo-Comportamental —, psicopedagogos e professores com especialização em inclusão escolar, fonoaudiólogos especialistas em TEA, terapeutas ocupacionais com certificação em Integração Sensorial (IS) de Ayres, nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas especialistas em TEA. 

  

É fundamental que a família conheça sobre o transtorno, realizando cursos e treinamentos de pais. Tais estratégias são imprescindíveis para avaliar a evolução do processo terapêutico, favorecendo também o treinamento contínuo nas atividades cotidianas. 

 
Por fim, o tratamento do TEA deve considerar as singularidades de cada paciente, visando alcançar a autonomia e melhorias na qualidade de vida dos sujeitos e consequentemente da sua família. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.