Fazer a integração do colaborador com deficiência vai além de apenas combater o capacitismo
Ter uma empresa inclusiva vai muito além da contratação de pessoas com deficiência para compor o quadro de colaboradores, é preciso construir um ambiente de acolhimento, livre de preconceitos e que promova condições favoráveis ao trabalho. Para que essas premissas sejam atingidas, é necessário realizar treinamentos de equipe para receber e reter talentos.
Quando falamos em treinamentos corporativos, a acessibilidade é um conceito pouco lembrado, apesar de ser importante. É fundamental que a empresa tenha completo entendimento dos aspectos da deficiência do colaborador, trabalhando a partir de suas necessidades e exigências técnicas para manter ambientes físicos e sociais em condições ideais para o desenvolvimento desse profissional.
Aprender a respeitar e a conviver com as diferenças é um princípio básico, pois muitas pessoas não sabem como conviver adequadamente com pessoas com deficiência e por esse motivo o treinamento é fundamental. Ele deve ser ensinado em primeiro momento aos diretores e funcionários de posições de destaque na empresa, visto que é através deles que a cultura é fomentada na instituição.
É importante que os gestores façam as equipes entenderem que PcDs agregam em ideias e vivências. O conceito de diversidade no trabalho não se resume a homens e mulheres ocupando as mesmas posições ou cumprir cota de pessoas com deficiência imposta pela Lei n.º 8.213/91.
A Fundação Mudes possui um sistema de seleção e recrutamento humanizado, que respeita as diferenças e limitações impostas por cada deficiência, realizando a triagem de profissionais para promover a equidade. Clique Aqui e solicite convênio.