A leitura é um dos hábitos mais eficazes para exercitar o cérebro, adquirir conhecimento, enriquecer o vocabulário, estimular a criatividade, dentre outros benefícios. É uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento da comunicação e cognição.
Desde bem cedo, é fundamental que a leitura faça parte da rotina da criança. Os pais devem ler diariamente histórias infantis, deixar a criança manusear os livros, descobrir as cores, ver a grafia das palavras, os desenhos, entrar em contato com o mundo do faz de conta, criar suas próprias histórias.
Crianças que crescem em famílias que estimulam a leitura aprimoram a sua capacidade cognitiva de maneira superior àquelas que não leem. O hábito de ler livros aumenta a concentração, o foco, facilita o aprendizado, a interpretação; isto é, permite enxergar o mundo por diferentes ângulos, amplia os horizontes.
O incentivo deve ser contínuo e intensificado na trajetória escolar, com a leitura, por exemplo, dos clássicos da literatura e livros extraclasse. Desta forma, o jovem estudante vai cultivando o gosto pelos livros, e a vontade de ler se torna natural.
Nunca é tarde para começar a ler, mas se você puder estimular a criança desde a primeira infância, os resultados serão muito benéficos.