A importância da biblioteca escolar

Canal Mudes

As instituições de ensino são ambientes essenciais para a formação de todo cidadão. E para apoiar o aprendizado em sala de aula e incentivar o estudante a buscar conhecimento de forma autônoma, colégios e universidades devem oferecer suporte complementar aos alunos. Uma forma tradicional e muito efetiva é disponibilizar aos discentes uma biblioteca bem equipada, com vasto acervo.  

  

Segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores entre os anos de 2015 e 2019. Dentre eles, adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 24 anos. O estudo visa promover políticas públicas que estimulem o hábito da leitura.   

Leia também: Como incentivar o hábito da leitura nas escolas

  

Dessa forma, a biblioteca passa a ser um dos lugares mais importantes nas instituições de ensino, pois, além de ser a extensão da sala de aula, tem a função de auxiliar o processo de aprendizagem. É por meio dos livros que o estudante consolida o conhecimento, forma seu repertório vocabular e entra em contato com cânones da literatura. Por isso, é missão dos professores estimular o hábito da leitura.  

   

Os livros também são fundamentais para despertar a imaginação e a criatividade, levando o aluno ao universo de contos, poemas, histórias fictícias e muitos mais.    

   

Outro ponto que merece destaque é que os livros trazem diferentes opiniões, ideias e informações sobre um mesmo assunto, expandindo a capacidade cognitiva e de reflexão do estudante.  

  

Com isso, é fundamental que o hábito da leitura seja desenvolvido com os estudantes dentro e fora das escolas, a fim de que se tornem cidadãos críticos e reflexivos sobre a sociedade a qual estão inseridos. 

 

Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes. 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.