Vantagens de contratar estagiários

Empresas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Motivar, gerenciar e criar estratégias para aumentar a produtividade da sua equipe podem ser tarefas bastante desafiadoras em uma empresa. No final, todos buscam resultados. Contar com uma equipe adequada é um elemento essencial para o bom funcionamento das atividades. Além dos colaboradores, é possível agregar ao time o reforço de estagiários. Os benefícios de contar com a contribuição deles são inúmeros. Será que você sabe quais são as vantagens de contratar estagiários estagiários?

Ao contratar um estagiário, a empresa tem grandes chances de descobrir um novo talento. É importante que os gestores percebam que o investimento no aprendizado do estagiário contribui não apenas para o seu crescimento profissional, mas também estimula o próprio funcionamento da empresa.

Confira o conteúdo especial abordando as principais vantagens de contratar estagiários

Para saber quais vantagens de contratar estagiários, fique atento aos tópicos abaixo:

Ausência de vínculo empregatício 

De acordo com a Lei 11.788/08, o estágio não cria vínculo empregatício. As contratações de estagiários não são regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Sendo assim, a empresa contratante não é obrigada a contribuir com encargos sociais.

Nesse caso, as contratações de estagiários são feitas através do Termo de Compromisso de Estágio (TCE)juntamente com um Acordo de Cooperação com a instituição de ensino do estudante.

Todas as cláusulas da atividade do estagiário devem estar descritas no Termo de Compromisso de Estágio, que deve ser firmado por todas as partes: empresa, instituição de ensino e estagiário ou seu responsável, quando menor de idade e, se for o caso, o Agente de Integração.

Custos

Com a ausência do vínculo empregatício, o estagiário não faz jus ao aviso prévio em caso de rescisão contratual e nem 13º salário. Também não se aplicam ao estagiário as obrigações relativas a contrato de experiência, contribuição sindical, aviso prévio, 1/3 sobre férias e verbas rescisórias. Em relação à bolsa-auxílio, sobre este valor não incidem contribuições para o INSS, nem para o FGTS.

Apesar da ausência de custos com encargos, a vantagem não está relacionada em querer beneficiar-se de uma mão de obra barata, atribuindo, ao estagiário, funções além do cargo que ele ocupa. Essa visão deturpa os objetivos da contratação e agride a imagem da empresa.

Determinação e vontade de permanecer na empresa

O estagiário demonstra forte determinação em mostrar suas competências e habilidades no dia a dia do trabalho. Sua energia no ambiente profissional é positiva, inclusive, por contagiar os funcionários que lidam frequentemente com ele. Além disso, se houver o desejo de ser efetivado, o estagiário demonstrará ainda mais compromisso, dedicação e responsabilidade.

Oxigenação do quadro de funcionários

A contratação de um estagiário pode oxigenar o quadro de funcionários da empresas. O estudante tem a mente repleta de novas ideias, e a vontade de colocar em prática o que aprendeu na faculdade pode contribuir muito para a sua empresa, seja nos trabalhos em equipe ou em questionamentos produtivos.

Ausência de vícios profissionais

O fato de o estagiário não demonstrar vícios adquiridos em experiências profissionais anteriores é uma vantagem de contratar estagiário. O estudante tem um poder de adaptar-se, facilmente, à cultura da sua empresa.

Além disso, esse período da formação profissional garante um rápido e eficaz aprendizado das condutas, do perfil, dos princípios e dos objetivos da empresa.

Como a Fundação Mudes pode ajudar

Se a sua organização está interessada nas vantagens de contratar estagiários, a MUDES pode intermediar essa contratação. O agente integrador (MUDES) é a entidade responsável por ser a ponte entre os três pilares que sustentam o processo de estágio: empresa, instituição de ensino e estudante.

São diversos os benefícios que se tem ao contratar um agente de integração para ficar a frente dos processos burocráticos do estágio: a preparação e acompanhamento de toda a documentação legal, o recrutamento de estudantes, banco de dados talentos a disposição e muitos outros.

Aproveite o período e solicite a abertura de novas vagas para a sua empresa.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149/98669-0848

WhatsApp: (21) 3094-1149

E-mail: comercial@mudes.org.br

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.