Esse conceito está relacionado ao trabalho autônomo, quando o profissional começa a cuidar e planejar a sua própria carreira
Dessa forma, o trabalho passa a ser mais específico, dependendo exclusivamente de uma pessoa. A palavra gestão significa o ato de administrar, que faz referência a três funções, que são: planejamento, execução e controle. Essas etapas são essenciais para todo profissional que deseja gerir a sua própria carreira ou negócio.
Portanto, a autogestão se refere a maneira como um trabalhador irá planejar, executar e controlar suas tarefas diárias, assumindo mais responsabilidades e possuindo um controle maior sobre tudo o que acontece e assumindo riscos do que poderá acontecer.
Benefícios da autogestão
A autogestão pode trazer diversos benefícios para o profissional que deseja cuidar da sua própria carreira, são eles:
Melhoria da comunicação
A comunicação é um fator importante em diversos aspectos, pois é a forma que esse profissional irá expressar suas ideias, vontades e se comunicar com as pessoas. A autogestão, fará com que essa habilidade seja lapidada.
Relacionamento com as pessoas
Outro benefício é a melhoria do relacionamento com as pessoas, pois assumindo sua própria gestão de carreira, isso exige uma maior responsabilidade individual. Sendo assim, as relações interpessoais ficam fortalecidas e o profissional consegue aprender a trabalhar com outras pessoas.
Aumento da criatividade
Trabalhar de forma autônoma permite uma liberdade maior, porém também exige maior conhecimento profissional para que possa tomar as decisões corretas. Aqui conta muito a busca por inovação, através de pesquisas e análises para as melhorias de sua carreira.
Esperamos ter contribuído para que você possa conhecer mais sobre autogestão, mas não paramos por aqui! Semana que vem, voltamos com a parte II do conteúdo! Até, lá!