Em mais de 1 ano de pandemia e com o avanço da tecnologia, o vídeo currículo se tornou muito importante para conquistar a vaga desejada. Os recrutadores estão sempre atentos às novidades e inovações para que o processo seletivo seja cada vez mais assertivo, e os estudantes, criativos.
Nesse contexto, vamos conversar com a Karla Paixão, analista de atração e seleção da Fundação Mudes, que vai direcionar como produzir um vídeo currículo atrativo.
FM: O que é um vídeo currículo?
KP: O vídeo currículo é como um trailer do candidato. Assim como o trailer nos influencia na decisão de assistir ou não a um filme, o vídeo currículo influencia o recrutador na decisão de querer conhecer o candidato pessoalmente ou não.
Através do vídeo currículo não é possível avaliar o brilho no olho do candidato, mas é possível analisar o entusiasmo em seu rosto e se ele possui os requisitos técnicos e comportamentais necessários para a vaga.
A maioria das empresas passaram a solicitar o vídeo currículo, principalmente com a chegada da pandemia do Covid-19. O vídeo evita o contato presencial inicial nesse momento pandêmico, e tornou-se tendência nos processos seletivos pelos benefícios que oferece, como por exemplo, a oportunidade do recrutador ver o candidato além do currículo formal, e a redução de custos e tempo para ambas as partes.
Reveja a matéria sobre Soft skills clicando aqui!
FM: Como preparar o vídeo?
KP: Faça um roteiro antes de começar a gravar e treine. Realize um teste de enquadramento do vídeo, veja se você está centralizado na imagem. O melhor enquadramento é do busto para cima, caso não tenha uma câmera, use o seu próprio celular, e de preferência a câmera traseira.
Dicas
É recomendado que o vídeo tenha aproximadamente 3 minutos de duração. Demonstre confiança, segurança e alegria. Acredite sempre no seu potencial. Veja o passo a passo para a preparação:
- Utilize um tripé ou um apoio para o celular, assim a imagem fica estável, bem enquadrada;
- Escolha um local apropriado, com um fundo o mais neutro possível;
- O ambiente deve estar bem iluminado, evite ambientes escuros;
- Avise as pessoas próximas que naquele momento você não poderá ser interrompido;
- Você precisa conhecer a cultura da empresa para saber qual é a melhor vestimenta. Na dúvida, não use. Uma dica é usar uma blusa de manga curta;
- Fique atento ao posicionamento da sua cabeça e do seu tronco, que devem estar eretos. Evite curvar os ombros de modo a demonstrar cansaço ou desânimo. Cuidado com a sua linguagem corporal;
- Lembre-se de salvar o vídeo com o seu nome antes de enviar para o recrutador.
Gostou? Aguarde o nosso post parte 2 com mais dicas para você se sair bem nas entrevistas online!