A carta de apresentação é um texto escrito por você para se apresentar a uma determinada vaga e mostrar que atende aos requisitos pedidos. Essa carta deve conter algumas informações como: conhecimentos adquiridos e experiências.
Se você não sabe por onde começar a montar sua carta de apresentação ou precisa melhorar a que você já tem, esse texto é para te ajudar.
Montando a carta de apresentação
A sua carta de apresentação é a forma de transmitir ao recrutador as informações que você relevantes a seu respeito. O documento que deve ser formal, com foco em seu marketing pessoal, e não em sua vida pessoal.
É importante organizar essas informações em:
- Introdução: expor seu interesse na vaga e apresentar sua motivação.
- Descrição de perfil profissional e competências: resumir objetivamente a sua formação acadêmica e experiência profissional, relacionando os seus conhecimentos e competências à vaga pretendida; Explicar porquê você seria uma boa contratação para a empresa. O modelo de carta para o jovem aprendiz não precisa ser tão elaborada, mas procure citar: série, escola, conhecimentos que possui (relevantes para a vaga), atividades na escola, prêmios, trabalho voluntário e outras informações que enriquecem sua apresentação.
- Experiências e referências: mencione experiências relevantes que foram obtidas durante sua formação escolar e histórico profissional. Caso queira ser mais preciso nas suas informações peça autorização a alguns profissionais – de preferência ex-chefes – para que possa citá-los como referências. Não se esqueça de inserir o telefone e e-mail desses profissionais.
- Conclusão: deixe claro que você está disponível para uma entrevista ou para participar do processo seletivo da organização. Faça o fechamento da sua carta de apresentação sendo gentil com o recrutador.
O que não pode faltar?
- Local e data;
- Nome do destinatário;
- Titulo do destinatário e nome da empresa;
- Endereço do destinatário;
- Saudação inicial;
- Texto da carta;
- Despedida cordial;
- Seu nome;
- Suas informações de contato.
Se sua carta for entregue em mãos, a melhor opção é por redigir no computador e imprimir em papel A4 branco. Nesse formato opte por usar apenas a cor do texto em preto e escreva em Arial ou Times New Roman com fonte tamanho 12. Só escreva à mão caso seja solicitado pelo recrutador. Se o documento for enviado por e-mail, deve estar no formato PDF, acompanhado do currículo e seguindo as mesmas orientações de fonte e tamanho.
Lembre-se: os documentos devem estar em arquivos separados.
Existem plataformas em que é possível criar uma carta de apresentação ou editar as que já são previamente ofertadas e é possível inserir a sua imagem em ambas as formas, mas não é necessário.
Dicas
A tutora de linguagem e comunicação da Fundação Mudes, Catharina Reis, deixou algumas dicas para você não errar na hora de montar sua carta de apresentação. Confira:
- Não falte com a verdade: todas as informações inseridas serão verificadas no processo seletivo e, caso venha a ser contratado, durante o seu tempo de serviço efetivo;
- Aprenda a falar de si mesmo: o objetivo da carta de apresentação é falar sobre si mesmo. Apresente suas competências, habilidades, conhecimentos e talentos. Precisa deixar claro para o recrutador que ele ganhará ao contratar você;
- Evite informações negativas: se você não tem alguma habilidade exigida para aquela vaga, não precisa indicar na sua carta;
- Cuidado ao veicular esse documento: utilize um endereço de e-mail que confira seriedade a sua imagem. É importante identificar no assunto do e-mail qual é a vaga de seu interesse e no corpo do e-mail avise que você anexou a carta de apresentação e o currículo.
- Nomeie o arquivo corretamente: evite o caminho mais simples nomeando seu arquivo como “carta de apresentação” e facilite a triagem do recrutador com “Carta de apresentação de Ana Julia Medeiros”, por exemplo. Dessa maneira o seu arquivo será encontrado facilmente.
Esperamos ter te ajudado e tirado suas dúvidas para que você consiga escrever sua carta de apresentação da melhor forma possível e conquiste a vaga que deseja!
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.