5 Sinais de que sua empresa precisa contratar estagiário

Empresas

Você sabe identificar quando a sua empresa necessita contratar estagiário? Para perceber o momento ideal de contratar é necessário ficar de olho em alguns sinais que a própria empresa emite. E esses sinais são reveladores.

Vamos conhecê-los?

1. Dimensionamento de equipe

O primeiro alerta diz respeito ao dimensionamento da sua equipe. As formigas são um ótimo exemplo de organização. Em sua rotina, o número de operários para realizar uma tarefa é definido de acordo com o tamanho do trabalho e todos são alocados em grupos que precisam de mão de obra. A natureza ensina a fazer um processo muito importante para o mundo corporativo: o dimensionamento de equipe.

Para as empresas o uso eficiente do capital humano deve ser analisado. No dia a dia corporativo, algumas tarefas, como as administrativas, por exemplo, acabam demandando muito tempo dos profissionais. Por isso, é importante fazer um levantamento da quantidade de trabalho de acordo com os colaboradores e identificar se é necessário contratar estagiário para ter apoio em determinadas atividades.

2. Produtividade

Dois aspectos impactam de maneira negativa o desempenho dos colaboradores: o excesso ou a falta de trabalho. O planejamento é fundamental para que a sobrecarga ou a ausência de trabalho seja evitada.

Se você percebe que a equipe atrasa as entregas e os prazos não são cumpridos por causa do volume de atividades, é bom prestar atenção.

Uma maneira eficaz de priorizar o Core Business é destinar a estrutura produtiva para o alcance de resultados. Nesse caso, contratar estagiário pode oferecer suporte em atividades menos complexas, mas trabalhosas e importantes, por exemplo.

3. Identificar Talentos

O fator humano é o principal diferencial competitivo de muitas organizações. Por isso, este também é um sinal clássico de que é importante identificar talentos e retê-los para uma evolução continua dos negócios. Inclusive, o crescimento da algumas empresas demandam a formação constante de novos líderes e profissionais com visão sistêmica do mercado.

Para que esse processo ocorra, pensar no futuro também é essencial. É importante perceber se na empresa existe a preocupação em atrair e selecionar jovens com variadas competências, dispostos a trabalhar em equipe e interesse por crescimento pessoal e profissional. O sucesso das organizações modernas está diretamente ligado aos talentos que recheiam o bolo do quadro de colaboradores e talvez esse seja o momento oportuno para contratar estagiário.

4. Capacitar a equipe

Os treinamentos são fortes aliados dos gestores de pessoas. Quando os funcionários são estimulados por meio de capacitações para desempenhar bem o trabalho, eles se sentem mais preparados para atingirem resultados significativos como forma de retorno para a empresa que investiu em seu crescimento profissional.

Caso a empresa não possua dinheiro em caixa para investir em treinamentos, pode ser realizada a chamada troca de talentos. Ela consiste em construir redes informais de compartilhamento e troca de conhecimento. Grandes organizações, como o Google, vem praticando com sucesso modelos de formação distribuída e gestão do conhecimento.

Nesse caso, contratar estagiário pode oferecer para a equipe a troca de experiências entre os ensinamentos da sala de aula dos estudantes e a vivência de mercado dos funcionários, contribuindo para a apresentação de novos métodos, segmentos de mercado, técnicas ou até mesmo outras estratégias que busquem a eficiência.

5. Inovação e novas ideias

Não podemos ignorar os vários pontos positivos que o uso de dados e plataformas digitais trazem para as empresas. Não se pode ficar parado no tempo: é preciso estar sempre atento à atualização tecnológica.

Nesse sentido, o investimento na aquisição de conhecimento voltado para a tecnologia e inovação é fundamental e um sinal de alerta sobre necessidade da atualização dos colaboradores.

Para contribuir com a atualização tecnológica dos funcionários os benefícios de ter acesso a jovens em formação são inúmeros. Atualizados e motivados para conseguir se destacar os estagiários oxigenam a equipe e fazem com que os efetivos passem a se atualizar também.

A maioria dos estudantes são jovens pertencentes às geração Y e Z. Isso quer dizer que, para eles, o contato com a internet e com novas tecnologias é algo cotidiano. Aplicativos que parecem um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, são compreendidos com um piscar de olhos por esses jovens conhecidos como “nativos digitais”.

Por serem naturalmente tecnológicos, a probabilidade de circularem com tranquilidade por várias plataformas e estarem aberto à inovação é muito maior. Por conta disso, eles têm facilidade de trazer novas ideias, novas formas de resolver problemas e soluções para dentro das companhias.

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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