A importância de cuidar da saúde mental é um tema que deve ser amplamente falado pela sociedade. É através dela que o indivíduo é capaz de lidar com a suas emoções e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.
Para começar é preciso entender que a saúde mental é algo bem mais amplo, que vai desde o bem-estar como o surgimento de doenças. O estado mental é um dos principais componentes a se terem atenção, pois faz parte do desenvolvimento de cada pessoa que como age em determinada situação.
O bem-estar mental é um componente essencial para que se tenha relações saudáveis no âmbito social, pessoal e profissional. É fundamental estar atento aos sinais que o corpo apresenta. O esgotamento, estresse e rotinas cansativas podem contribuir para o surgimento de doenças mentais.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas viviam com um transtorno mental, em 2019. Sendo o suicídio o responsável por mais de 100 mortes, 58% foram antes dos 50.
Para pessoas com doenças graves de saúde mental, em média morrem 10 a 20 anos mais cedo do que o resto da população.
Muitas são as causas de problemas mentais como a depressão e a ansiedade. Com isso, é necessário entender a si e saber quando é hora de buscar ajuda profissional.
Ter hábitos saudáveis como a prática de exercícios, alimentação, descanso e passatempos durante o dia a dia pode ser uma ótima opção para a saúde, não só mental como física também.
Na Fundação Mudes, temos o Grupo de Apoio Psicossocial (GAPIS), visando oferecer ações de cunho psicossocial para adolescentes e jovens, inscritos ou não nos programas da Fundação Mudes, e adultos, a fim de oferecer apoio jurídico e psicológico! Lembre-se, se precisar, peça ajuda!
Para informações sobre os atendimentos, envie e-mail para: gapis@mudes.org.br.
Confira também: Como identificar e solucionar problemas de saúde mental na sua equipe?