Pesquisa feita por site de vagas mostra que 83,5% dos jovens têm dificuldade de conseguir trabalho por insuficiência gramatical
Com a falta de conhecimento da língua portuguesa, jovens enfrentam problemas para conseguir emprego. De acordo com dados do Indicador Analfabetismo Funcional (Inaf), de 2018, 38 milhões de pessoas não sabem interpretar textos simples, no Brasil. Dentre elas, jovens e adultos entre 15 e 64 anos são considerados analfabetos funcionais.
O resultado revela que o ensino básico educacional é insuficiente no ambiente escolar. Parte disso se dá pelo modo como os alunos são aprovados. Dados do Censo Escolar apontam que 92% dos alunos de ensino fundamental, entre 1° e 5° ano, são aprovados mesmo podendo não saber ler e nem escrever.
O levantamento contou com o desempenho de 59.776 candidatos. Apenas 9.845 passaram para a próxima fase do processo seletivo, ou seja, cerca de 16,5%. Aproximadamente, 50 mil candidatos foram desclassificados, por apresentar um nível de português insuficiente.
Fonte: R7
Confira também: Erros de português causam reprovação de 83,5% dos candidatos a estágio