A escolha da profissão é um momento decisivo na vida de um estudante
Responsabilidades, incertezas, ambição por uma profissão importante, desejo de obter um bom salário e a pressão dos pais, são alguns dos fatores que causam dúvidas na hora de definir por qual carreira optar. Por ser uma decisão tomada precocemente, é comum ser repensada ao longo da vida. Isso quer dizer que nem sempre a faculdade que cursou primeiro será uma escolha definitiva. Para te ajudar nessa transição, a Fundação Mudes selecionou alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de mudar de carreira:
Esteja preparado emocionalmente
A saúde mental deve ser preservada. Tenha em mente que dar continuidade a um curso ao qual não se identifica pode gerar grande desgaste emocional, e saiba também, que abandonar um curso para dar início a outro demanda energia e tempo, pois terá que viver os mesmos processos, desde o início da graduação.
Curso ou a matéria?
Reflita se sua insatisfação com a carreira está relacionada às atividades da profissão, ou a alguma matéria com a qual não se identifique.
Considere mudar o foco
Saiba diferenciar o curso de graduação x a área de atuação que não te satisfaz. Em cada graduação há inúmeras opções de especialização, e talvez você só esteja estagiando em um departamento ao qual não se identifica.
Gostou das orientações? Acompanhe nosso próximo post com mais dicas sobre o que deve ser analisado na hora de fazer uma transição de curso de graduação!
Clique aqui e fique por dentro dos nossos posts.