Não é incomum vermos pessoas associando o Trainee como sendo uma vertente dos programas de estágio, mas os dois não possuem nenhuma similaridade.
O objetivo dos programas de Trainee, que a cada dia ganham mais espaço no ambiente corporativo, é a captação de jovens talentos para serem treinados durante um período (mínimo de dois anos), e ao final alcançarem a efetivação, podendo começar na empresa a qual foi selecionado ocupando cargos de liderança.
O regime de contratação segue as normas da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT –, diferente do estágio que possui sua própria lei trabalhista.
Conforme a pesquisa realizada pelo site Seja Trainee, que contou com a colaboração 250 empresas, a média salarial para quem ocupa esse cargo pode ultrapassar a marca de R$6mil por mês. As variações dependem de fatores como o segmento das empresas, porte, responsabilidade do cargo, entre outros.
Quem pode participar?
Os programas de Trainee são destinados a todos os bacharéis que estão em período de conclusão de curso, ou que já o tenham finalizado em tempo inferior a dois anos. Em alguns casos não há distinção por idade.
Os recrutadores buscam por habilidades profissionais e interpessoais, visto que a maioria dos jovens nessa faixa etária ainda não possuem ampla experiência laboral. Algumas delas são:
- Capacidade de solução de problemas
- Empreendedorismo
- Liderança
- Visão estratégica
- Foco nos resultados
- Criatividade
A Fundação Mudes possui o Programa Trainee para te ajudar a entrar nesse nicho do mercado de trabalho. Clique aqui para se candidatar e boa sorte!