Mais um ano se inicia e, consequentemente, as instituições de ensino precisam estar atentas às tendências escolares para 2023. As novidades podem trazer mais dinamismo para as aulas e auxiliar o processo de aprendizagem.
A tecnologia tem importante papel nesta realidade, uma vez que foi a principal forma de trabalho/estudo na pandemia, tornando-se uma ferramenta adaptável e que proporciona mais interatividade e métodos de ensino inovadores.
Além disso, após a pandemia da Covid-19, saúde mental, suas principais doenças e quando saber a hora de procurar ajuda são algumas das principais pautas a serem discutidas.
Confira as principais tendências para 2023:
Ensino híbrido
Após a pandemia, o ensino híbrido ganhou bastante relevância, pois é uma modalidade que mescla os formatos de aula presencial e on-line.
Realidade virtual
Com o uso da tecnologia, a Realidade Virtual (RV) ou Realidade Aumentada (RA) vem trazendo outros ares para o aprendizado, possibilitando que os alunos vejam na prática o que está sendo estudado em sala de aula.
Ensino socioemocional
O ensino socioemocional é um tema que deve estar em pauta nas instituições de ensino. Compreender a necessidade de cuidar da saúde mental, como isso pode afetar o psicológico e as principais causas de doenças (como ansiedade e depressão) são assuntos que devem ser amplamente discutidos no ambiente escolar. A oferta de assistência psicológica também é primordial.
Ensino personalizado
O ensino personalizado tem como base os interesses e as habilidades de cada aluno. Dessa forma, conhecendo o indivíduo, poderá identificar estratégias e métodos de ensino que irão auxiliar seu aprendizado.