Começam hoje (16/02) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023. O prazo final é dia 24 de fevereiro, e a primeira chamada regular acontece em 28 de fevereiro.
Atenção: os selecionados devem fazer a matrícula entre 2 e 8 de março.
O programa do MEC visa selecionar os jovens que obtiveram nota alta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em universidades públicas de todo o país.
Para concorrer, o candidato deve escolher dois cursos de sua preferência e utilizar a nota do Enem. Saiba mais sobre o Sisu.
Se o estudante não for selecionado para nenhuma das vagas desejadas, ainda é possível concorrer pela lista de espera do Sisu.
Como funciona a lista de espera do Sisu?
Ela é aberta após a primeira chamada dos candidatos selecionados (geralmente, em janeiro ou fevereiro). Em 2023, ocorrerá em fevereiro (até 24/02).
O jovem que não foi selecionado pode participar da lista de espera. Para isso, é preciso que ele acesse seu perfil no site do Sisu e escolha a lista de uma das duas opções de curso para qual se candidatou.
A convocação por esta modalidade fica a cargo da instituição de ensino escolhida pelo candidato, não do Sisu. Desta forma, o jovem só poderá saber se foi ou não selecionado pelo do site da universidade, pela lista de convocados. O aluno precisa ficar atento aos prazos de matrícula para não perder a vaga.
Boa sorte!