A pesquisa feita pelo Todos da Educação com dados do IBGE entre os anos de 2012 e 2022, revelou que de cada dez jovens negros, somente seis concluem o ensino médio.
Os dados da pesquisa demostram uma grande diferença na conclusão do ensino entre os jovens pretos, pardos e brancos de 19 anos. Sendo em 2012 para brancos 62%; pretos 32,1%; pardos 47,2%, enquanto em 2022 os números apresentaram um aumento, para brancos 75,3%; pretos 61%; pardos 62,4.
Apesar da taxa ter aumentado em 10 anos, para os brancos é ainda maior em comparação com os jovens negros. O levantamento ainda revela o percentual de jovens entre 15 e 17 anos que frequentam ou já concluíram o ensino médio.
Segundo o diretor de Políticas Públicas do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, é necessário ações que previnam a desigualdade racial que ainda está presente na educação.
“(..) Os dados demonstram a urgente necessidade de ações voltadas à equidade racial, que somente serão efetivas se houver real comprometimento das lideranças políticas e de gestores públicos” afirmou.
Fonte: G1