O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010, é uma plataforma que permite os estudantes que realizaram a prova do Enem concorram a uma vaga em instituições federais de ensino superior, se utilizando apenas de sua pontuação no exame.
Inscrição
O Sisu é gratuito e abre inscrições duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres.
Para se inscrever na plataforma o estudante deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dessa forma, poderá se candidatar no próprio site do Sisu, utilizando apenas o CPF e a senha que foi utilizada no momento da inscrição para a prova do Enem.
O estudante poderá optar por até duas instituições de ensino e cada faculdade terá um valor de nota como referência, também conhecida como nota de corte, que é estabelecido de acordo com o número de estudantes cadastrados, ou seja, o número de concorrentes para a vaga desejada. É importante estar atento a plataforma, já que o resultado sofre alterações diárias.
Cotas
As instituições que participam do Sisu ainda contam com um sistema de cotas para garantir o ingresso de estudantes de forma igualitária, e ocorre da seguinte forma: 50% das vagas são divididas entre ampla concorrência e destinadas a pessoas que se encaixam no sistema de cotas, sendo 25% para os que cursaram o ensino médio em escolas públicas, e os outros 25% destinados a estudantes de baixa renda (com até um salário mínimo e meio) e aqueles que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas.
Com isso, o participante tem duas opções de escolhas na plataforma, as ações afirmativas (cotas) ou a de ampla concorrência, aberta a todos que não se encaixam nas condições citadas acima.
Prazo e resultados
Ao final do prazo, os candidatos que tiverem maior nota na lista de acordo com o curso escolhido serão selecionados na primeira chamada. Para aqueles que não atingirem a pontuação, podem recorrer a lista de espera, podendo ser elegido para uma vaga na segunda chamada, mas para isso é preciso cadastrar na fila, através do próprio site.
Documentos
Para realizar a inscrição na plataforma é requerido somente o CPF e a senha que usou para se inscrever no site do Enem, criada pelo usuário. Após essa inscrição, a nota do Enem já é automaticamente disponibilizada no Sisu.
Caso seja selecionado, o estudante precisará apresentar a documentação necessária requerida pela universidade no momento da matricula, dentro do prazo estipulado pela mesma.