Saiba quais são as funções de cada cargo político no Brasil — parte ll

Canal Mudes

Semana passada falamos um pouco da função de cada cargo político, essa semana trouxemos a parte 2!

 

Deputado federal   

 O número de políticos presentes na Casa Legislativa é proporcional ao tamanho da população. Suas atribuições também consistem em legislar e fiscalizar o Poder Executivo.   

Cabem aos deputados federais propor, aprovar e reprovar projetos de lei e conduzir processo de impeachment, por exemplo.  

  

Senadores  

O Senado é considerado a Câmara Alta do Poder Legislativo Federal, compondo o Congresso Nacional junto à Câmara dos Deputados. Cada estado da federação conta com três representantes.    

Assim como os deputados, os senadores discutem e votam propostas referentes às áreas econômica e social, além de fiscalizar o orçamento da União. 

Aos senadores também cabe julgar o cometimento de crimes de responsabilidade por parte do presidente da República.  

  

Presidente  

O presidente da República é o chefe do Poder Executivo, a autoridade máxima da política. No Brasil, o trabalho do presidente pode ser dividido em duas esferas: como chefe de estado e como chefe de governo.   

Chefe de estado: o presidente é o representante do país perante outras nações. Cabe a ele a boa apresentação do Brasil no exterior, além de formar alianças e tratados com outros países.  

Chefe de governo: faz do presidente o responsável por ações e decisões do cotidiano da política no que tange à Administração Federal. 

 

 

 

Assista a parte 1!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.