Saiba o que é networking e conheça as melhores práticas

Estudantes

A concorrência para o mercado de trabalho é cada vez maior, sendo assim, é importante ter um bom currículo e uma boa formação. No mercado, e até mesmo entre os jovens, muito se fala sobre a importância de conhecer novas pessoas, fazer contatos, ir a eventos. E fazer isso nada mais se chama do que networking!

 

Mas afinal, o que é networking?

Networking é um termo em inglês utilizado para descrever o trabalho de uma rede, ou seja, um grupo de pessoas conectadas – nesse caso, ligadas por interesses profissionais. É uma ferramenta tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem quer progredir em uma empresa que já atua.

As habilidades que possui para exercer sua função no trabalho são de grande importância, mas também é preciso que as pessoas conheçam quem você é e se lembrem de você, caso vejam uma oportunidade na sua área.

Vale ressaltar que o networking não é para burlar regras de processos seletivos ou ter relações apenas por interesse. Ele se trata de uma relação como via de mão dupla, onde tem que haver troca de informações e conhecimento de forma natural.

 

Por que networking é importante?

“Quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase se aplica também ao mundo do mercado de trabalho. O networking é importante para que você possa mostrar seu trabalho, expor o que faz, conhecer novas pessoas.

Com as redes sociais o processo de networking se tornou mais prático, bastam alguns cliques para se conectar com um universo de profissionais e empresas, por isso, é preciso ser diferente, inovar e se destacar.

Investir em networking é uma solução inteligente nesse contexto, pois atrai a atenção sem deixar o profissionalismo de lado.

 

Como fazer networking?

Para fazer networking, você precisa conhecer as pessoas, precisa de uma “rede de contatos”. Ela pode ser formada ainda na faculdade, por meio de palestras, eventos culturais, reuniões, conferências e, até mesmo, nas redes sociais, especialmente o LinkedIn, aproximando-o de profissionais do meio que você pretende seguir. Dessa forma, sua rede é construída naturalmente.

Além disso, você precisa ser organizado em relação aos seus contatos, como por exemplo tê-los em uma rede social específica – novamente, a preferência pelo LinkedIn, mas nada impede que você tenha esses contatos em outra rede, como Instagram o Facebook, desde que haja bom senso com relação ao conteúdo das publicações. As redes sociais abrem novas oportunidades para aumentar os seus contatos, mas não se esqueça de mantê-las sempre atualizadas.

 

5 dicas sobre o que você deve evitar no networking

 

  1. Querer se dar bem o tempo todo

Como foi dito anteriormente, networking é uma vida de mão dupla. Entretanto, muitas pessoas tendem a ser imediatistas e querem muito sem dar nada em troca. Exemplo: alguém que é simpático com você quando está desempregado, mas não retorna seu contato quando está bem no emprego. Preste atenção se você tem ou já teve esse comportamento. Se quer receber ajuda, precisa estar disposto a ajudar também. Do contrário, poderá ser visto como interesseiro.

 

  1. Não guardar os contatos

Esse é um erro muito comum, principalmente para quem está em início de carreira. Você exclui os colegas da faculdade, sai dos grupos de cursos no WhatsApp, apaga alguns contatos da agenda e, assim, vai perdendo oportunidades.

 

  1. Falar mal de outros profissionais

Evite falar mal de outros profissionais, mesmo que sejam concorrentes. Se fizerem isso na sua frente, mantenha a diplomacia e não alimente o assunto. Fazer isso pode dar a impressão de que você não tem ética e pode não cair bem se chegar nos ouvidos de outras pessoas.

 

  1. Não agradecer

Ninguém é obrigado a fazer nada por você. Quando alguém gasta tempo ou outros recursos para te ajudar, o mínimo que você deve fazer é demonstrar gratidão. Não custa nada dizer “obrigado” e se oferecer para retribuir o favor quando for necessário. É preciso atentar a algumas regras implícitas de educação. A sua imagem profissional e o modo como você se relaciona com as outras pessoas é sua principal ferramenta para conseguir bons contatos.

 

  1. Ser inconveniente

Insistir demais em um assunto, abordar a pessoa em momentos inadequados, falar sobre assuntos inoportunos, pedir favores difíceis já no primeiro contato e sem oferecer nada em troca… A lista é imensa! Então, lembre-se do bom-senso para não pagar de chato e arruinar a oportunidade de manter um bom contato profissional.

 

Tenha acesso as melhores oportunidades profissionais!

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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