Sua entrevista está marcada e fica a pergunta no ar: “E agora, como devo me comportar?! Que roupa vestir?! O que devo falar?!”.
Essas são algumas das questões que aterrorizam a maioria das pessoas antes das entrevistas de estágio e emprego.
Para desmistificar este bicho de sete cabeças que as pessoas pensam que é a entrevista, a Fundação MUDES divulgou ao longo do mês de junho algumas dicas na nossa Fanpage no Facebook.
Mas calma! Se você perdeu alguma dica, fizemos um resumo com todas elas e disponibilizamos aqui no nosso site. Confira abaixo:
1. Chegar no horário é primordial
Saia de casa com antecedência e, antes do dia da entrevista, se prepare para saber como chegar no endereço solicitado. Pesquise ruas, pontos de referência, meios de transporte, a forma mais fácil e rápida de chegar ao seu destino. Isso demonstra que o candidato se preocupa com a pontualidade e é prevenido.
Para isso, você pode pesquisar na internet. Hoje, diversos sites podem nos ajudar nessa pesquisa. Alguns deles: Google Maps (para verificar pontos de referência, ruas próximas e etc), Site do BRS (http://www.fetranspor.com.br/brs/ – em alguns locais, como no Centro do Rio, o ônibus só param no ponto certo, então é bom saber onde é o ponto do seu ônibus) e Guia de Intinerários (http://www.rioonibus.com/guia_de_itinerarios/index.asp – você pode conferir o trajeto do ônibus e ver se ele passa ou não no local desejado)
2. Revise seu currículo antes da entrevista
O seu currículo deve ser claro e objetivo! Verifique se as informações estão atualizadas (e-mail, telefone dados pessoais, cursos, etc.), se tem algum erro de português. Além disso, prepare o currículo para aquela oportunidade que você está sendo entrevistado. Cursos que não tenham a ver com a vaga, devem ser retirados do currículo.
E não se esqueça: Não minta no seu currículo! Não coloque informações pela metade, para tentar enganar o entrevistador sobre qualificações que não possui. E nada de colocar RG e CPF nos currículo.
3. Atenção para a roupa
Meninas, não usem roupas decotadas nem muitos acessórios e cuidado com a maquiagem, nada de exagero. Os meninos, usem calça, sapato fechado barba e cabelo cortado. Como já dizia o ditado, “aparência é tudo”.
Não esqueça de desligar o celular. Não pega nada bem o celular tocar durante a entrevista.
A primeira impressão é a que fica! Então acredite no seu potencial e esteja preparado para “vender seu peixe”, mas sem mentiras. Não invente respostas quando o entrevistador perguntar sobre algo que não tem conhecimento. Seja sincero sobre suas habilidades.
4. Outras dicas
Fale devagar e pausadamente e seja direto nas respostas. Não fale mal de empresas onde trabalhou anteriormente, isso mostra um comportamento negativo diante do entrevistador.
Após ser apresentada a proposta de emprego, se tiver alguma dúvida sobre a vaga, faça perguntas, não há nenhum problema nisso.
Procure encarar a entrevista como um bate papo e não um questionário.
Algumas perguntas são comuns nas entrevistas. Esteja preparado para respondê-las. Por exemplo:
– Fale sobre você: fale o que realmente interessa naquele momento.
– Pontos Positivos e Negativos: Tente responder essas perguntas antes de chegar na entrevista, e esteja preparado para exemplificar e detalhar, sem mentir. Não tenha medo de dizer seu ponto negativo, diga-o e equilibre falando como você faz para lidar e tentar melhorar.
– Por que acha que devemos lhe contratar: mencione alguns diferenciais seus e como eles podem gerar resultado para a empresa.