Estudantes podem conseguir descontos de até 92%
Na última segunda-feira (7), aqueles fecharam contrato com as instituições de ensino por meio do Financiamento Estudantil – FIES – até 2017 pode solicitar o refinanciamento da dívida, caso houver. A Medida Provisória 1.090/22, que entrou em vigor no dia primeiro, determina que os bancos concedam descontos de 12% até 92% aos estudantes, o valor poderá ser parcelado em até 150 vezes.
Quem pode refinanciar?
“Art. 2º São modalidades de transação aquelas realizadas por adesão, na cobrança de créditos contratados com o Fies até o segundo semestre de 2017 e cujos débitos estejam:
I – vencidos, não pagos há mais de trezentos e sessenta dias, e completamente provisionados; ou
II – vencidos, não pagos há mais de noventa dias, e parcialmente provisionados.”
Os valores de desconto e facilidades no parcelamento varia de acordo com o perfil de cada estudante, o valor mínimo da prestação é de 200 reais.
Para solicitar a renegociação é necessário entrar no site da Caixa Econômica Federal. O processo é 100% online.
Após confirmar o enquadramento nas regras e simular a renegociação é preciso gerar um boleto para pagamento da primeira parcela ou de quitação em parcela única.
Para atraso no pagamento das parcelas, são aplicados juros de 1% ao mês, ou fração, incidentes sobre o valor da parcela em atraso e multa de 2% sobre o total das parcelas restantes.
Atualmente, pelo menos dois milhões de contratos estão na fase de quitação, com um saldo devedor de R$ 87,2 bilhões. A taxa atual de inadimplência é de 51,7%.