Quem somos

Quais são as responsabilidades que um estagiário pode assumir dentro da empresa?

Empresas

Mudes Entrevista Aline Cipriano, colaboradora da Fundação Mudes que atua diretamente com contratos de estágio. Conversamos sobre quais as responsabilidades que um estagiário pode exercer na empresa, ou não.

Durante muito tempo, ter o cargo de estagiário era sinônimo de realizar todas as tarefas designadas a ele na empresa. Atualmente, a lei que regulamenta essa atividade profissional determina que sejam executadas apenas os afazeres condizentes com a área de estudo do jovem. Confira:  

 

 

Aline, por muito tempo o estagiário foi visto como um faz tudo nas empresas, então antes de responder diretamente à pergunta tema, temos o dever de esclarecer o que é um estagiário e qual é a relevância na empresa? 

R.: O estagiário não é um faz tudo, ele é um estudante interessado em aprender sobre o mundo profissional o qual ele estuda. Ele está interessado em se inserir no mundo do trabalho. É um estudante que não possui nenhuma, ou possui pouca experiencia. 

Para a empresa é relevante abrir portas para os estagiários porque eles chegam com a mente aberta e com vontade de aprender, com formas mais atualizadas de como exercer aquela profissão, trazendo um frescor para empresa. Enquanto isso, a empresa proporciona conhecimento e formação profissional para o jovem, que muitas vezes não tem vivência, além de proporcionar novas formas de inseri-lo no mundo do trabalho. 

 

Como identificar um bom estagiário? 

R.: Um bom estagiário seria é aquele que vai dar resultado na empresa, é o que se interessa pela atividade da empresa, que pergunta, que propõe ideias, que propõe soluções. Que está sempre em busca de mais conhecimento sobre os setores. Não basta chegar e efetuar suas atividades, tem que buscar conhecimento para seu próprio crescimento. Tem que se mostrar interessado. Tem que ser pontual, cordial, prestativo e ter senso crítico. Admitir os erros e buscar corrigi-los, pois o erro ensina. 

 

Quais são as responsabilidades que um estagiário pode assumir? 

R.: A primeira coisa que se deve ter em mente é que as atividades de estágio são de auxílio e suporte às atividades, e sempre compatíveis com o curso, então, o supervisor definirá os afazeres conforme o curso daquele estagiário. Segundo a lei, o estágio é um ato escolar supervisionado e educativo, não se pode fugir dessa regra. Por exemplo, um estagiário de recursos humanos, administração ou até de psicologia pode atuar na área de recursos humanos, auxiliando na triagem de currículos, marcação de entrevista, processos seletivos e outras atividades da área devidamente orientadas e acompanhadas pelo seu supervisor. Gosto de ressaltar que o estagiário não é responsável pelas atividades, o responsável é o supervisor, é outro superior da empresa, o estagiário está ali para aprender então deve estar devidamente acompanhado. 

 

Quais são as responsabilidades que o estagiário não deve assumir? 

R.:  Tudo parte do bom senso da empresa e do supervisor. O principal, não deve exercer atividades não condizentes com o curso. Por exemplo, um estagiário de engenharia não pode tramitar com processos ou um estagiário de enfermagem não pode atuar no contas a pagar, ou receber e assim por diante, sempre avaliando com bom senso. Em geral, os estagiários não podem atuar com limpeza, sempre volto a falar do bom senso porque essas atividades não são relacionadas a atividades acadêmicas, não são pertinentes a um estágio.  

 

Existe algum material que o empresário ou o profissional de RH pode consultar para se sentir mais seguro na hora de definir as atividades do estagiário? 

R.: Nós, enquanto agente de integração, podemos auxiliar na avaliação da compatibilidade dessas atividades. A empresa propõe as funções que o estagiário vai cumprir na hora de abrir uma vaga ou de emitir o contato. Nós enviaremos a descrição dessas funções para a avaliação do coordenador do curso do estudante, para ser avaliado na instituição de ensino para definir se as atividades são condizentes com o plano de curso do estudante.

Gostou das dicas?  Solicite uma proposta e compartilhe com sua rede social. 

Aproveite o período e solicite a abertura de novas vagas para a sua empresa.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149/98669-0848

WhatsApp: (21) 3094-1149

E-mail: comercial@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.