Já parou para refletir sobre as transformações ocorridas no mundo nos últimos 5 anos?
Estas mudanças impactaram, sobretudo, o mundo do trabalho, que se tornou mais dinâmico, tecnológico, competitivo e exigente por profissionais “do futuro”; isto é, colaboradores que tenham uma postura crítica e resolutiva, e apresentem soluções assertivas, criativas e práticas.
Manter-se alinhado às constantes transformações no mundo do trabalho é uma tarefa desafiadora. Portanto, para acompanhar este cenário instável e ser bem-sucedido, é necessário que o profissional desenvolva as chamadas “habilidades do futuro”.
O Fórum Econômico Mundial (FEM) realizou, em 2020, um mapeamento dos empregos e das habilidades do futuro, com as perspectivas esperadas até 2025.
Confira as 15 principais habilidades que estarão em alta até 2025, segundo o relatório do FEM:
- Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
- Pensamento analítico e inovação;
- Criatividade, originalidade e iniciativa;
- Liderança;
- Inteligência emocional;
- Pensamento crítico;
- Resolução de problemas complexos;
- Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
- Programação;
- Ser orientado aos serviços para o cliente;
- Raciocínio lógico;
- Experiência do usuário;
- Uso, monitoramento e controle de tecnologias;
- Análise e avaliação de sistemas;
- Persuasão e negociação.