O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou captação junto ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas para implementar o projeto “Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste (PCRP)”.
O projeto visa melhorar a segurança alimentar de 250 mil famílias no semiárido nordestino (cerca de um milhão de pessoas – 40% mulheres e 50% jovens) por meio de sistemas de produção agrícola resilientes e segurança hídrica.
Serão implementadas cisternas de produção e unidades de tratamento e reuso de águas residuais domésticas, além de serem desenvolvidas rotas de intercâmbio entre agricultores de biomas semelhantes em nível nacional e internacional. Estima-se que as emissões de carbono serão reduzidas em aproximadamente 11 milhões de toneladas de CO2.
O projeto é inédito nas operações do FIDA e do Green Climate Fund (GCF) com um banco nacional de desenvolvimento, e servirá como referência para futuras operações internacionais dessas instituições.
Os próximos passos incluem a elaboração do edital de seleção pública e a obtenção da garantia da União, a ser aprovada pelo Senado Federal. A expectativa é que o edital do BNDES para seleção dos Estados para a execução do projeto seja lançado no início do segundo semestre de 2023.
Fonte: ONU