Projeto com satélites e algoritmos quer levar internet para mais escolas no Brasil

Canal Mudes

Uma das iniciativas contempladas pelo Brasil é o Giga, criado pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) e pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), e tem o intuito de focar no acesso à internet nas escolas.  

 

Com o Giga, o país estima conectar todas as unidades de ensino até 2026. São 21,8 mil escolas sem acesso à internet, revela dados do censo escolar de 2022.  

 

O especialista em Conectividade e Educação do Unicef no Brasil, Jardiel Nogueira, afirma: 

“Um dos principais resultados, uma das principais vantagens que a gente enxerga nesse projeto é a gente ter melhores condições de planejamento de expansão de infraestrutura, seja de fibra, de torre, de rádio, de bases, de celular, de satélite”. 

 

No Brasil, a iniciativa terá a localização exata das escolas, até mesmo nas zonas remotas. Contudo, para que isso aconteça é preciso que o modelo seja adaptado por cientistas de dados, a fim de identificar os diferentes perfis das escolas nas regiões.  

 

Nogueira ainda evidencia os impactos positivos no aprendizado dentro das comunidades, contribuindo também para a ampliação dos horizontes através dessa ferramenta. 

 

Fonte: ONU News 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.