Uma das iniciativas contempladas pelo Brasil é o Giga, criado pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) e pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), e tem o intuito de focar no acesso à internet nas escolas.
Com o Giga, o país estima conectar todas as unidades de ensino até 2026. São 21,8 mil escolas sem acesso à internet, revela dados do censo escolar de 2022.
O especialista em Conectividade e Educação do Unicef no Brasil, Jardiel Nogueira, afirma:
“Um dos principais resultados, uma das principais vantagens que a gente enxerga nesse projeto é a gente ter melhores condições de planejamento de expansão de infraestrutura, seja de fibra, de torre, de rádio, de bases, de celular, de satélite”.
No Brasil, a iniciativa terá a localização exata das escolas, até mesmo nas zonas remotas. Contudo, para que isso aconteça é preciso que o modelo seja adaptado por cientistas de dados, a fim de identificar os diferentes perfis das escolas nas regiões.
Nogueira ainda evidencia os impactos positivos no aprendizado dentro das comunidades, contribuindo também para a ampliação dos horizontes através dessa ferramenta.
Fonte: ONU News