Você sabe o que é procrastinação?
É o ato de postergar ou deixar para depois atividades que precisam ser realizadas.
Muitos são os motivos que levam a “empurrar” os afazeres mais para frente, como: tempo para realização, preguiça, desânimo, fatores genéticos, complexibilidade e outros.
O ato de procrastinar também está relacionado com o subconsciente do indivíduo que age no automático. Atividades que são desagradáveis ou que tenham mais dificuldade são trocadas por outras que sejam mais relaxantes, prazerosas e exijam menos esforço.
Segundo pesquisa feita em parceria entre a Fundação Estudar e a MindMiners, 52% das pessoas afirmam que a procrastinação é o maior inimigo da produtividade.
Em alguns casos, a procrastinação pode virar um problema ao se tornar um vício, atrapalhando o dia a dia e os aspectos da vida pessoal e profissional.
Como combater a procrastinação?
- Tenha foco e organização
Manter-se focado e, principalmente, organizado auxilia a visualizar o número de atividades que precisam ser realizadas e a não perder a concentração para desempenhá-las. Bloqueie estímulos externos e barulhos que possam distrair e tirar a atenção.
- Pratique o autoconhecimento e conheça suas emoções
Conhecer suas preferências e emoções auxilia a entender se é uma pessoa que procrastina muito ou pouco e até mesmo qual é o motivo. Com isso, poderá traçar maneiras eficazes para ser mais proativo no dia a dia.
- Lista de tarefas
Criar uma lista é fundamental para se manter organizado, pois auxilia na visualização das tarefas que precisam ser cumpridas.
- Estabeleça metas e prazos
Estipular prazos e metas possíveis de serem feitas pode auxiliar no cumprimento das tarefas, assim como estimular o indivíduo a realizá-las dentro do prazo. Comece pelas tarefas mais fáceis que exijam menos esforço.