O meio ambiente é um tema que as empresas estão cada vez mais atentas e dispostas a contribuírem para o processo de preservação. A economia circular tem sido o termo designado para diminuir a prática de desperdício e reaproveitar os recursos.
Esse assunto vem sendo bastante discutido e as formas como as organizações lidam com os seus impactos na natureza fazem total diferença.
Na economia circular a priorização é de itens que possam ter a sua utilização longa e serem renovados, promovendo assim a sustentabilidade. Entender o tempo de vida de um material pode minimizar o consumo de novos insumos.
Para que isso funcione é preciso que as empresas tenham o hábito de reciclar e reutilizar recursos, com a finalidade de torná-los duráveis por mais tempo. Dessa forma, garante que os impactos ambientais sejam diminuídos, beneficiando a sociedade.
Além de ter benefícios para a própria organização, tais como:
– Melhora a imagem da marca;
– Aproveita os recursos naturais;
– Reduz os impactos ambientais;
– Benefícios socioeconômicos;
– Melhores oportunidades para a empresa.
Com isso, promover projetos sustentáveis, priorizar a redução, a reciclagem, a reutilização, em conjunto com a educação e debates ambientais pode ser alguns caminhos para começar a implantar aos valores e colaboradores da empresa.
Leia também: Profissional ESG: o que é?