A definição mais comum de liderança é a capacidade de motivar os demais a atingir objetivos definidos. Para algumas pessoas, isso significa ser heroico e especial.
O mundo parou quando Nelson Mandela morreu. Suas conquistas — o lutador pela liberdade que virou prisioneiro político, o primeiro presidente negro da África do Sul, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz — qualificavam Mandela como um grande líder.
Para outros, liderança é sinônimo de gerenciamento. Embora estas palavras sejam frequentemente utilizadas de forma intercambiável, na verdade, elas não têm o mesmo significado.
Talvez você conheça um gerente que não escolheria necessariamente para seguir, mas que você precisa obedecer, simplesmente porque ele está em uma posição de comando e você não quer perder o seu emprego.
As habilidades necessárias para a liderança
Em cada estágio e em cada esfera da vida, as pessoas precisam de alguém que possa defender seus valores e lutar pelas suas necessidades.
Habilidades empresariais
As habilidades empresariais envolvem a identificação de oportunidades onde os outros veem problemas ou confusão, e ser capaz de descobrir como explorá-las melhor. Fundamentalmente, isso significa não ter medo de correr riscos.
Habilidades técnicas
As habilidades técnicas são as competências e capacidades analíticas necessárias para se sobressair no seu campo.
Habilidades interpessoais
Em terceiro lugar, vêm as habilidades interpessoais — a capacidade de compreender as pessoas e trabalhar com elas.
Habilidades conceituais
Por fim, as habilidades conceituais permitem que as pessoas processem e analisem situações complexas, gerando novas ideias. Isso significa que você tem capacidade de planejamento estratégico e de resolver problemas de forma criativa.
Fonte: BBC