O Passe Livre é um benefício disponibilizado pelo Ministério de Infraestrutura – Minfra – que garante o transporte gratuito em viagens interestaduais de ônibus, barcas ou trem, a pessoas com deficiência que também sejam baixa renda
O benefício não faz distinção das deficiências, sendo elas mental, auditiva, visual, múltipla, ostomia e doença renal crônica elegíveis.
Se você faz parte de um desses perfis e ainda não tem o benefício, saiba que para obter o Passe Livre é bem simples e o pedido pode ser feito manualmente ou pela internet.
Manual
É preciso enviar os documentos necessários para comprovação, por meio dos correios no endereço PASSE LIVRE, Caixa Postal nº 9.600, CEP 70.040-976, SAN Quadra 3 Bloco N/O térreo – Brasília (DF).
On-line
E pela internet, o envio dos documentos será feito utilizando o computador, basta solicitar acessando o cadastro eletrônico.
Clique e assista o vídeo informativo disponibilizado pelo Ministério de Infraestrutura
Documentos
Para obter ou renovar os seguintes documentos serão necessários:
- Formulário de requerimento de beneficiário.
- Declaração da Composição e Renda Familiar
- Atestado/médico padrão do PASSE LIVRE, emitido no máximo a 1 ano
- 1 foto 3×4 colorida com fundo branco
- Documento de identificação
- Caso precise de acompanhante é necessário eu tenha em mãos RG, CPF, comprovante de renda dessa pessoa e todos os seus familiares, além do grau de parentesco. Deverá ainda preencher um formulário de requerimento de acompanhante.
Assim que aprovado o Passe Livre terá validade de três anos, e será fazer a renovação ao final desse prazo.
O Ministério de Infraestrutura disponibiliza todos os formulários necessários para o preenchimento e comprovação do benefício em seu site.
Para mais informações acesse o site do Ministério
Gostou do conteúdo? Clique aqui e tenha acesso a outras matérias da Fundação Mudes.