A era digital apresenta muitos desafios para a sociedade. Um deles é no meio profissional e como pode ser feita a gestão de pessoas dentro dessa nova realidade.
Em uma empresa os funcionários são a peça-chave e saber usar a tecnologia ao seu favor pode elevar a produtividade e os lucros dos seus negócios. Para que isso aconteça e necessário ter uma gestão de pessoas que seja eficaz.
Essa responsabilidade fica a cargo dos Recursos Humanos, ter um conjunto de estratégias que possam auxiliar a atrair e reter talentos para a organização. Com a era digital esse gerenciamento apresenta seus desafios. Hoje, iremos ver alguns deles:
– Seleção e recrutamento de talentos;
– Treinamento e motivar os profissionais;
– Formação de líderes;
– Avaliação de desempenho.
A implementação da tecnologia torna o gerenciamento dessas áreas mais eficiente dentro da empresa. Contudo, ainda pode haver receio a adoção das práticas digitais no meio corporativo.
Segundo a pesquisa Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois, realizada pela Confederação Nacional da Industria (CNI), os principais desafios relatados por gestores são os altos custos de implementação, estrutura e cultura da empresa, falta de clareza sobre o retorno de investimento, falta de conhecimento técnico e dificuldade para integrar novas tecnologias e softwares.
Esse receio aos poucos está sendo superado e muitas empresas já apostam na inovação. A pesquisa ainda aponta que sete em cada dez empresas no Brasil fazem uso de tecnologias diversas.
É fato que atualmente o home office é um dos requisitos que os colaboradores procuram cada vez mais ao buscarem se candidatar em uma vaga. As empresas que adotam estes métodos precisam ter ferramentas digitais para gerenciar as tarefas e ter uma comunicação mais assertiva com a equipe.
Esse novo modelo auxilia não só a empresa como seus colaboradores, ao possibilitar horários flexíveis, otimização de tempo no transporte e a saúde mental que é um tema relevante atualmente.
Leia também: Os benefícios das práticas sociais: como elas podem gerar retorno para as empresas?