ONU pede urgência para acabar com discriminação racial

Notícias

Secretário-geral da ONU, António Guterres, afirma que racismo destrói vidas e reduz oportunidades, “impedindo que bilhões de pessoas desfrutem de seus plenos direitos humanos e liberdades”. 

  

Legado da escravidão 

Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destaca que o racismo é um “abuso profundamente prejudicial e generalizado dos direitos humanos e da dignidade humana que afeta todos os países”. 

  

Para o chefe das Nações Unidas, esta é uma das forças mais destrutivas que dividem as sociedades, é responsável por mortes e sofrimentos em “escala grotesca” ao longo da história. 

  

Guterres adiciona que a discriminação racial e os legados da escravidão e do colonialismo continuam “destruindo vidas e reduzindo oportunidades, impedindo que bilhões de pessoas desfrutem de seus plenos direitos humanos e liberdades”. 

  

Segundo ele, o racismo não é inato, mas, uma vez aprendido, pode assumir um poder destrutivo imparável. 

  

Aumento do ódio 

O secretário-geral acredita que quando os governos e outras autoridades usam o racismo e a discriminação para fins políticos, alimentam as tensões e contribuem para condições que podem se transformar em violência, incluindo crimes atrozes. 

  

Na avaliação do chefe da ONU, xenofobia, preconceito, discurso de ódio e outras formas de racismo e fanatismo estão aumentando em todos os lugares. Ele relata que líderes políticos usam minorias e migrantes como bodes expiatórios, influenciadores de mídia social monetizam o racismo em plataformas on-line e a inteligência artificial reproduz a discriminação racial em formato digital. 

  

Contra a discriminação 

Guterres aponta que é necessário “resistir e reverter” os ataques dos direitos humanos, condenar e eliminar a discriminação racial em todas as suas formas e abordá-la onde e quando ela surgir. 

  

Líderes de todos os tipos, tanto na esfera pública quanto na privada, devem intensificar, falar e combater o problema. 

  

Guterres faz um apelo para que neste ano de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aumente o comprometimento em erradicar o racismo e a discriminação racial, bem como a defesa da dignidade e dos direitos de todas as pessoas, em todos os lugares. 

  

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.