Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fala de momento dedicado à reflexão sobre a relação humana com o “sistema que apoia a vida da humanidade”.
Ele listou recursos desperdiçados (desde o ar que respiramos até a comida que consumimos) e alertou sobre as ações que prejudicam o planeta, incluindo 1 milhão de espécies em risco de extinção, com a degradação do habitat e crise climática.
Sustentabilidade de padrões de produção e de consumo
Guterres defende padrões de produção e de consumo mais sustentáveis e a canalização de subsídios que destroem a natureza para soluções sustentáveis.
Reduzir o desperdício de alimentos pela metade e investir em estratégias que beneficiem a biodiversidade estão entre as propostas da medida. Para a ONU, se não houver mudança, os avanços de 80% das metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis serão comprometidos.
Segundo a ONU, as ações humanas geraram alterações significativas em 75% do ambiente terrestre e cerca de 66% do ambiente marinho.
O secretário-geral pede pressão aos governos e às empresas para que tomem medidas mais fortes e rápidas contra a perda de biodiversidade e a crise climática, atuando com a sociedade civil por um futuro sustentável para todos.
FONTE: ONU