ONU adota resolução sobre responsabilidade dos países para “justiça climática”

Notícias

O secretário-geral, António Guterres, defende uma “ação mais incisiva” na busca por justiça climática. De acordo com ele, um parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça, que inspirou a resolução, pode contribuir para a tomada de medidas necessárias que levem a mais ações climáticas pelo mundo. 

  

Impacto positivo 

A discussão na Assembleia Geral da ONU resultou na resolução, aprovada por consenso, que pede a opinião jurídica da Corte Internacional sobre as obrigações dos países em relação às mudanças climáticas. 

  

Para Guterres, limitar o aumento da temperatura a 1,5 grau é viável, mas “o tempo está acabando”. Ele afirmou que o parecer da Corte pode ter um impacto positivo no esclarecimento dos deveres e das reponsabilidades dos Estados. O líder da ONU acredita que o parecer servirá para orientar a conduta das nações entre si e para com seus cidadãos. 

  

O secretário-geral ressalta que a crise climática só pode ser superada pela cooperação entre “povos, culturas, nações e gerações.” Ele lembra que os países que menos contribuíram com a crise do clima são os que estão sofrendo seus efeitos mais extremos, como aumento da temperatura e inundações. 

  

Consequências legais 

Em seu discurso, António Guterres destaca que, para alguns países, as ameaças ambientais são uma “sentença de morte”, a justiça climática é um “imperativo moral” e o tempo de agir é agora. 

  

A resolução aprovada pede que a Corte Internacional de Justiça esclareça, por exemplo, quais as “consequências legais” para os países que, por meio de atos e omissões, causam danos ao sistema climático. O questionamento enfatiza o impacto em países mais vulneráveis e em gerações futuras. 

  

O alto comissário para os Direitos Humanos, Volker Turk, elogiou a resolução, que classificou como um “catalisador” de ações urgentes, ambiciosas e equitativas. Para ele, a decisão demonstra compromisso com gerações futuras. 

  

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.