OMS lança iniciativa para melhorar a preparação para pandemias

Notícias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aposta no planejamento integrado como forma de responder a futuras crises causadas por patógenos respiratórios, como a influenza ou o coronavírus. 

 

Para fortalecer essa abordagem, o órgão anunciou a iniciativa Preparação e Resiliência para Ameaças Emergentes (Pret). O objetivo é aproveitar a experiência adquirida no combate ao coronavírus e a outras emergências recentes de saúde pública. 

 

A Pret responde ao apelo por orientação técnica para fortalecer respostas integradas, conforme descrito nas resoluções da Assembleia Mundial da Saúde. 

 

O método reconhece que os mesmos sistemas, capacidades, conhecimentos e ferramentas podem ser aproveitados e aplicados para grupos de patógenos com base em seu modo de transmissão. 

 

A OMS acredita que os países precisam estar operacionalmente prontos para responder às ameaças de doenças infecciosas. Planos de preparação personalizados e melhor coordenação com outros setores, como a agricultura, são elementos fundamentais. 

 

Antes da pandemia da Covid-19, o total de Estados-membros que relataram ter planos de preparação para chegava a 92 (47%). Com o lançamento da iniciativa, a OMS propõe que 80% dos países desenvolvam ou atualizem seus planos pandêmicos de patógenos respiratórios até 2031. 

 

Patógenos respiratórios e capacidade 

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que “as atividades de preparação, prevenção e resposta não devem ser exclusivas do setor da saúde”. Segundo ele, o envolvimento das comunidades e populações marginalizadas e em maior risco deve estar no centro dos esforços. 

 

O diferencial da Pret é focar nos meios de transmissão ao invés na doença. Após o lançamento da iniciativa, o próximo passo será a preparação de um plano global de implementação. O ponto de partida serão os patógenos respiratórios por conta da pandemia da Covid-19 e da ameaça potencial de gripe aviária. 

 

A ideia é que os países revisem, testem e atualizem criticamente seus esforços de planejamento de pandemia respiratória para garantir que tenham as capacidades necessárias em vigor. 

 

Próxima fase 

Está em curso o processo para identificar o próximo grupo de patógenos, como os arbovírus, a ser abordado nesta iniciativa. 

 

A seleção será feita com base nas prioridades identificadas por meio das 10 propostas para fortalecer a Arquitetura Global para Preparação, Resposta e Resiliência a Emergências de Saúde (Hepr). 

 

A iniciativa também pode servir para operacionalizar os objetivos e as disposições do Acordo Pandêmico, que está sendo negociado pelos Estados-membros da OMS. Em seu chamado para a ação, a agência ressalta a importância de encerrar o “ciclo de pânico e negligência” que é muito comum na preparação e resposta a pandemias. 

 

Fonte: ONU

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.