OIT: desigualdades de gênero no emprego são maiores do que se pensava

Notícias

Novo indicador desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) constata que o acesso das mulheres ao emprego, as condições de trabalho e a disparidade salarial tiveram uma melhora mínima nas últimas duas décadas. 

 

Um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que os desequilíbrios de gênero no acesso ao emprego e às condições de trabalho são maiores do que se pensava anteriormente. Outra descoberta é que, nas duas últimas décadas, o progresso para a redução dessa lacuna tem sido muito lento. 

 

O documento “Novos dados esclarecem as diferenças de gênero no mercado de trabalho” indica que 15% das mulheres em idade produtiva em todo o mundo gostariam de trabalhar, mas não têm emprego, em comparação com 10,5% dos homens. 

 

Novo indicador mostra quadro diferente 

Essa diferença de gênero permaneceu quase inalterada por duas décadas, de 2005 a 2022. Em contraste, as taxas globais de desemprego para mulheres e homens são muito semelhantes, porque os critérios usados para definir o desemprego tendem a excluir desproporcionalmente as mulheres. 

 

Um novo indicador, desenvolvido pela OIT, capta todas as pessoas desempregadas que estão interessadas em encontrar um emprego. Ele reflete um quadro muito mais sombrio da situação das mulheres no mundo do trabalho do que a taxa de desemprego mais comumente usada. 

 

Os novos dados mostram também que as mulheres ainda têm muito mais dificuldade em encontrar um emprego do que os homens. 

 

Diferença é maior nos países em desenvolvimento 

A lacuna de postos de trabalho é particularmente grave nos países em desenvolvimento, nos quais a proporção de mulheres incapazes de encontrar uma vaga chega a 24,9% nos países de baixa renda. A taxa correspondente para os homens na mesma categoria é de 16,6%, um nível alto, mas significativamente inferior ao das mulheres. 

 

A análise aponta que as responsabilidades pessoais e familiares, incluindo o trabalho de cuidados não remunerado, afetam desproporcionalmente as mulheres. Essas atividades se tornam um impedimento não apenas para uma contratação, mas também para procurar emprego ativamente ou para estarem disponíveis para trabalhos de última hora. 

 

Critérios e trabalho decente 

É necessário atender a esses critérios para ser considerada uma pessoa desempregada. Por isso, muitas mulheres que precisam de um emprego não são refletidas nos números do desemprego.

 

Os desequilíbrios de gênero no trabalho decente não se limitam ao acesso ao emprego. Embora o trabalho vulnerável seja generalizado para homens e mulheres, as mulheres tendem a estar super-representadas em certos tipos de empregos vulneráveis. 

 

Por exemplo, é mais provável que as mulheres ajudem em suas famílias ou nos negócios de seus parentes, em vez de trabalharem por conta própria. 

 

Essa vulnerabilidade, juntamente às taxas de emprego mais baixas, afeta a renda das mulheres. Globalmente, para cada dólar de renda do trabalho que os homens ganham, as mulheres ganham apenas 51 centavos. 

 

Regiões e rendas 

O relatório conclui, ainda, que existem diferenças significativas entre as regiões. Em países de renda baixa e média-baixa, a disparidade de gênero na renda do trabalho é muito pior, com as mulheres ganhando 33 centavos e 29 centavos de dólar, respectivamente. 

 

Em países de renda alta e média-alta, a renda relativa do trabalho das mulheres chega a 58 e 56 centavos, respectivamente, por dólar ganho pelos homens. Essa disparidade de rendimentos é impulsionada tanto pelo nível mais baixo de emprego das mulheres quanto por seus rendimentos médios mais baixos quando estão empregadas. 

 

Para a OIT, as novas estimativas destacam o tamanho das disparidades de gênero nos mercados de trabalho, ressaltando a importância de melhorar a participação geral das mulheres, expandir seu acesso ao emprego em todas as ocupações e abordar as lacunas gritantes na qualidade do trabalho que as mulheres enfrentam. 

 

Fonte: ONU 

Cadastre sua instituição de ensino com a Fundação Mudes.

Ou entre em contato conosco:

Telefone: (21) 3094-1149

E-mail: gedipcal@mudes.org.br

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.