O estágio é uma oportunidade enriquecedora para o estudante de ensino superior aprender na prática a profissão que escolheu atuar. O supervisor é fundamental durante esse período de aprendizagem e conhecimento.
É no estágio que o estudante poderá se desenvolver profissionalmente, trabalhar em equipe, aprimorar a sua comunicação e entender como funciona o ambiente interno de uma empresa.
Com isso, o supervisor tem um papel essencial no desenvolvimento do estagiário, uma vez que será o responsável por guiar, orientar e acompanhar o seu desempenho nas atividades.
Segundo a lei do estágio 11.788/08 para que um funcionário possa supervisionar um estagiário é preciso que esse profissional seja formado na área em que o estagiário estuda. É dessa maneira, que poderá garantir que o estudante tenha alguém capaz de orientá-lo corretamente.
Capítulo III
Art. 9º / III – indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 10 (dez) estagiários simultaneamente;
Para que essa experiencia seja completa o orientador da instituição de ensino deve estar ciente do desempenho do estudante durante o estágio. O supervisor e o orientador trabalham juntos para que a teoria e a prática que o aprendizado seja efetivo.
Capítulo II
Art. 7º / III – indicar professor orientador, da área a ser desenvolvida no estágio, como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
Dessa forma, o desenvolvimento do estagiário ficará assegurado por pessoas competentes e que possam auxiliá-lo no início de sua trajetória profissional.
Leita também: Dicas de etiqueta profissional para estagiários