Novembro Azul é uma campanha internacional que visa à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, responsável pela morte de 28,6% da população masculina, segundo o Ministério da Saúde.
O Novembro Azul pretende, também, quebrar tabus, visto que é uma doença tratada com muito preconceito em função do exame clínico. Com isso, muitos homens não realizam e descobrem a doença tardiamente.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Ainda de acordo com o Inca, são esperados 65.840 novos casos em 2022.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Entretanto, quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Sedentarismo;
- Obesidade.
Prevenção e tratamento
A única forma de se prevenir é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para fazer os exames de próstata e de sangue PSA (antígeno prostático específico).
A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas!
Cuide-se!