Quem somos

Novembro Azul – “Saúde também é papo de homem”

Canal Mudes

Novembro Azul é uma campanha internacional que visa à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, responsável pela morte de 28,6% da população masculina, segundo o Ministério da Saúde. 

 

O Novembro Azul pretende, também, quebrar tabus, visto que é uma doença tratada com muito preconceito em função do exame clínico. Com isso, muitos homens não realizam e descobrem a doença tardiamente. 

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Ainda de acordo com o Inca, são esperados 65.840 novos casos em 2022. 

 

Sintomas 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Entretanto, quando os sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: 

  • Dor óssea; 
  • Dores ao urinar; 
  • Vontade de urinar com frequência; 
  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen. 

 

Fatores de risco 

  • Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; 
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; 
  • Sedentarismo; 
  • Obesidade. 

 

Prevenção e tratamento

A única forma de se prevenir é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para fazer os exames de próstata e de sangue PSA (antígeno prostático específico). 

 

A prevenção e o diagnóstico precoce salvam vidas! 

Cuide-se!

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.