Marketing digital para as instituições de ensino

Canal Mudes

A tecnologia vem se inovando cada vez mais e para as marcas, empresas e instituições, ficar de fora dessa modernização do século XXI não é uma opção

 

Com a internet e os meios de comunicação evoluindo, o surgimento do marketing digital era inevitável.  

 

O marketing digital surgiu por volta dos anos 2000, e é um conjunto de estratégias que servem para atrair novos cliente pelo meio digital e/ou online. 

 

Outro ponto que faz o marketing digital ser tão importante atualmente, não só para a divulgação, é estreitar o relacionamento entre cliente e marca, que vem sendo uma das principais realizações dessa modalidade.  

 

Quem nunca fez uma reclamação em uma rede social sobre algum produto ou empresa e ela entrou em contado logo depois? Essa prática vem mudando o cenário, visto que não é mais o cliente que vai atrás da empresa e sim a empresa que vai traz do cliente.    

 

Mas o que isso tem a ver com o marketing digital para as instituições de ensino?  

 

No caso das instituições de ensino o marketing digital veio aprimorar as formas de alcance e divulgação, auxiliando a compartilhar e vender novos cursos e atrair novos estudantes. 

 

Dessa forma, não basta ter somente um site, é importante ter um plano de estratégias visto que isso aumenta as chances de mais pessoas conhecerem o trabalho da instituição.   

 

Com isso é necessário que conheça o seu público alvo, quem são as pessoas que quer alcançar? Como irá atrair essas pessoas para o seu site? Como irá cativar esse potencial aluno para estudar na instituição? Essas e outras perguntas devem ser respondidas, para elaborar um bom marketing digital para a instituição de ensino.  

 

Mas quais são as vantagens do marketing digital para a instituição? 

 

São as vantagens de se investir em marketing digital: 

 Fazer com que a instituição de ensino se torne conhecida.  

  • Analisar resultados quais são os resultados obtidos pelas redes socias e sites estão tendo.  
  • Aumentar o relacionamento entre instituição e aluno, conectando-os.  
  • Ter resultados duradouros e contínuos.  

 

Mas, como faço o marketing digital na minha instituição? 

 

  • Conheça seu público-alvo 

Como dito acima, o primeiro passo de tudo é conhecer o seu público-alvo, para quem suas estratégias serão voltadas? Uma prática comum para auxiliar nesse processo é criar uma persona, ou seja, um personagem. 

Por exemplo, para uma instituição de ensino, podem ser considerados como público-alvo os pais e os alunos.  

Através dessa persona é que você terá uma imagem mais detalhada do estudante que procura, poderá entender suas experiências, qualidades, necessidades e seus gostos. Tendo isso estruturado, poderá saber para onde direcionar suas estratégias para atrair esse aluno. Se for preciso crie várias personas, afinal nem todos os estudantes são iguais.  

 

  • Crie conteúdos atrativos  

A criação de conteúdos que irão atrair esse estudante é fundamental, agora que já foi criada a persona, os conteúdos deverão ser personalizados para esse público-alvo.  

Conteúdos oferecidos gratuitamente podem despertar o interesse desses indivíduos, uma vez que ele conhece o trabalho da instituição e quais são seus ideais de ensino.   

 

  • Da compra até a matrícula 

É importante traçar o caminho que esse público-alvo fará desde a sua entrada no site, com isso as estratégias devem ser direcionadas para esse acompanhamento.  

É importante saber disponibilizar e direcionar os conteúdos e entender quais são as necessidades do público alvo.

 

 

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CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
521105
Vendedor em comércio atacadista;

521110
Vendedor de comércio varejista;

521115
Promotor de vendas;

521120
Demonstrador de mercadorias;

521125
Repositor de mercadorias;

521130
Atendente de farmácia – balconista;

Teoria:

552 horas

Prática:

1.288 horas

Total:
1.840 horas

04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:

Suporte na venda de mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista e varejista. Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda. Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial. Realiza ações de pós-venda. Apoio na elaboração ou atualização de cadastro do comprador. Pode realizar vendas on-line. Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos.  Auxilio no planejamento das ações de venda. Emite notas ou cupons fiscais e registra os dados relativos à venda efetuada. Cadastra ou atualiza os dados cadastrais do comprador. Promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas. Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência. Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas. Suporte na divulgação e linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes. Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda. Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital. Demonstra produtos em pontos de venda, para divulgar e ampliar o público consumidor. Prepara as atividades, verificando informações sobre o produto a ser divulgado. Distribui amostras, oferece produtos alimentícios para degustação e apresenta produtos expostos, ressaltando suas qualidades, seus diferenciais, suas funcionalidades e as vantagens de sua aquisição. Atende o cliente na comercialização de medicamentos e de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Lê e interpreta prescrições, separa e entrega medicamentos ao cliente, sob supervisão do farmacêutico. Auxilia no processo de organização e controle de estoque em farmácias e drogarias. Organiza produtos em gôndolas e prateleiras. Cumpre legislação e normas de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
422310
Operador de telemarketing ativo e receptivo;

Teoria:

400 horas

Prática:

920 horas

Total:
1.320 horas

04 HORAS:
18 MESES

De: 18 a 22 anos

ATIVIDADES:

Entra em contato e atende às ligações de clientes potenciais e efetivos, para vender-lhes produtos e serviços, esclarecer suas dúvidas, oferecer soluções a problemas nos itens adquiridos e responder às suas outras solicitações ou manifestações, via tele atendimento. Prepara-se para o trabalho, organizando as informações sobre produtos e serviços da empresa. Busca fidelizar e recuperar clientes. Cadastra clientes ou atualiza suas informações cadastrais. Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado. Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
411005
Auxiliar de escritório;

411010
Assistente Administrativo;

411030
Auxiliar de Pessoal;

414105
Auxiliar de Almoxarifado;

422105
Recepcionista, em geral;

Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Recepcionam, conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos. Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros; prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
317105
Programador de internet;

317110
Programador de Computador;
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:Desenvolve, implanta e realiza a manutenção de sistemas e aplicações para web e aplicações de tecnologia da informação. Colabora na seleção dos recursos de desenvolvimento e no planejamento das etapas e ações de trabalho. Projeta os sistemas e as aplicações. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO (ARCO OCUPACIONAL):
CARGA HORÁRIA:
PERÍODO DE CONTRATO:
FAIXA ETÁRIA:
414120
Conferente mercadoria (exceto carga e descarga);

414125
Estoquista;

414135
Expedidor de mercadorias;

414140
Auxiliar de logística.
Teoria:
552 horas

Prática:
1.288 horas

Total:
1.840 horas
04 HORAS:
24 MESES

06 HORAS:
18 MESES

De: 15 a 22 anos

ATIVIDADES:
Executa serviços de conferência de produtos e materiais recebidos em armazém ou almoxarifado, verificando documentação, observando amarração dos paletes, averiguando estado físico das embalagens e examinando peso, quantidade, especificações e prazo de vencimento dos itens. Mede temperatura do compartimento de carga de veículos, em caso de entrega de produtos perecíveis. Atua na organização e no controle da saída de produtos e materiais. Controla estoques de materiais, produtos e equipamentos, planejando leiaute do espaço; verificando a conformidade das características dos itens em relação à nota fiscal; executando procedimentos de devolução de itens em desacordo; examinando itens armazenados por tempo de estoque, qualidade e prazo de validade. Registra quebras e avarias de itens. Realiza relatório de entrada e saída de materiais, produtos e equipamentos e atualiza inventário. Executa atividades de expedição de mercadorias e produtos, dimensionando quantidades mínimas e máximas para transporte e executando separação, conferência e movimentação de itens. Analisa documentação necessária para expedição e acompanha o carregamento de mercadorias e produtos. Registra os itens expedidos em sistema e efetua lançamentos contábeis de baixa. Realiza atividades de apoio aos processos de suprimentos, armazenagem e distribuição de materiais e produtos. Acompanha processos de compra. Auxilia na organização de espaços físicos para armazenagem. Colabora na conferência e no registro dos itens armazenados. Apoia a expedição de materiais e produtos. Organiza documentos e auxilia na elaboração de relatórios de movimentação de materiais e produtos. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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