A tecnologia vem se inovando cada vez mais e para as marcas, empresas e instituições, ficar de fora dessa modernização do século XXI não é uma opção
Com a internet e os meios de comunicação evoluindo, o surgimento do marketing digital era inevitável.
O marketing digital surgiu por volta dos anos 2000, e é um conjunto de estratégias que servem para atrair novos cliente pelo meio digital e/ou online.
Outro ponto que faz o marketing digital ser tão importante atualmente, não só para a divulgação, é estreitar o relacionamento entre cliente e marca, que vem sendo uma das principais realizações dessa modalidade.
Quem nunca fez uma reclamação em uma rede social sobre algum produto ou empresa e ela entrou em contado logo depois? Essa prática vem mudando o cenário, visto que não é mais o cliente que vai atrás da empresa e sim a empresa que vai traz do cliente.
Mas o que isso tem a ver com o marketing digital para as instituições de ensino?
No caso das instituições de ensino o marketing digital veio aprimorar as formas de alcance e divulgação, auxiliando a compartilhar e vender novos cursos e atrair novos estudantes.
Dessa forma, não basta ter somente um site, é importante ter um plano de estratégias visto que isso aumenta as chances de mais pessoas conhecerem o trabalho da instituição.
Com isso é necessário que conheça o seu público alvo, quem são as pessoas que quer alcançar? Como irá atrair essas pessoas para o seu site? Como irá cativar esse potencial aluno para estudar na instituição? Essas e outras perguntas devem ser respondidas, para elaborar um bom marketing digital para a instituição de ensino.
Mas quais são as vantagens do marketing digital para a instituição?
São as vantagens de se investir em marketing digital:
Fazer com que a instituição de ensino se torne conhecida.
- Analisar resultados quais são os resultados obtidos pelas redes socias e sites estão tendo.
- Aumentar o relacionamento entre instituição e aluno, conectando-os.
- Ter resultados duradouros e contínuos.
Mas, como faço o marketing digital na minha instituição?
Conheça seu público-alvo
Como dito acima, o primeiro passo de tudo é conhecer o seu público-alvo, para quem suas estratégias serão voltadas? Uma prática comum para auxiliar nesse processo é criar uma persona, ou seja, um personagem.
Por exemplo, para uma instituição de ensino, podem ser considerados como público-alvo os pais e os alunos.
Através dessa persona é que você terá uma imagem mais detalhada do estudante que procura, poderá entender suas experiências, qualidades, necessidades e seus gostos. Tendo isso estruturado, poderá saber para onde direcionar suas estratégias para atrair esse aluno. Se for preciso crie várias personas, afinal nem todos os estudantes são iguais.
Crie conteúdos atrativos
A criação de conteúdos que irão atrair esse estudante é fundamental, agora que já foi criada a persona, os conteúdos deverão ser personalizados para esse público-alvo.
Conteúdos oferecidos gratuitamente podem despertar o interesse desses indivíduos, uma vez que ele conhece o trabalho da instituição e quais são seus ideais de ensino.
Da compra até a matrícula
É importante traçar o caminho que esse público-alvo fará desde a sua entrada no site, com isso as estratégias devem ser direcionadas para esse acompanhamento.
É importante saber disponibilizar e direcionar os conteúdos e entender quais são as necessidades do público alvo.