Para uma instituição de ensino ser reconhecida como uma escola dentro dos padrões exigidos por Lei em questões de acessibilidade social é necessário muito mais do que um espaço físico adequado
No post anterior abordamos sobre como preparar sua escola para a inclusão de alunos com necessidades específicas, confira a matéria!
Para ajudar no processo de adaptação e/ou melhoria da acessibilidade da sua instituição de ensino, a equipe Fundação Mudes separou 7 dicas sobre as principais adequações. Confira:
Capacitação do corpo docente:
Desenvolvimento de um plano para que funcionários de todos os setores aprendam como podem contribuir com a educação inclusiva no ambiente escolar.
Moldagem do projeto pedagógico:
Eliminação de barreiras arquitetônicas, introdução de recursos e tecnologias assistivas e a oferta de profissionais do ensino especial.
Tecnologia para educação inclusiva:
A utilização de recursos multifuncionais contribui para o desenvolvimento dos estudantes com necessidades específicas.
Medição do desempenho
É necessário prover os recursos de acessibilidade fundamentais para que as crianças com alguma deficiência participem da mesma avaliação dos demais colegas.
Conhecer o estudante de forma integral
Compreender as individualidades de cada aluno, como por exemplo, o histórico escolar, as preferências e as habilidades.
Construir um ambiente de cooperação e livre de preconceitos
O incentivo a importância do respeito ao próximo e a premissa de que todos têm o mesmo valor e importância.
Parceria entre escola e família
O diálogo entre instituição e familiares deve permanecer aberto, proporcionando a oportunidade de detectar o que está funcionando e as dificuldades no processo educacional.
A Fundação Mudes se orgulha em ter parceria com instituições de ensino inclusivas. Acompanhe todas as novidades clicando aqui!