A importância da reunião pedagógica

Canal Mudes

A reunião pedagógica é essencial para que os professores troquem experiências e reflexões sobre as aulas. 

  

O que é a reunião pedagógica?

É a reunião que o corpo docente (professores, diretores, gestores etc.) de uma instituição de ensino realiza para dividir experiências sobre a escola e o aprendizado durante o período letivo, ano/semestre.   

  

Esse encontro também tem como objetivo promover uma reflexão sobre o planejamento, a metodologia, os conteúdos abordados, a fim de melhorar o desempenho acadêmico dos professores e alunos.   

  

Por que a reunião pedagógica é importante?

É possível salientar medidas que vão melhorar a atuação tanto do corpo docente quanto do corpo discente, possibilitando que o método de ensino seja mais eficaz.   

  

Para que a reunião seja bem elaborada e atenda a todas as demandas necessárias, é preciso que antes haja uma preparação dos pontos que devem ser abordados, pois a finalidade é tratar de temas que façam a instituição promover melhorias na educação.   

  

Confira algumas abordagens que podem ser feitas para uma reunião pedagógica:  

  • Levantamento de pautas   

Antes da reunião, é imprescindível fazer um levantamento das pautas que precisam ser discutidas pelo corpo docente para desenvolver um ensino de qualidade e efetivar as devidas correções, caso sejam necessárias. 

  

  • Proposta de novas metodologias   

É sempre bom renovar ideias. Colocar em prática novas metodologias pode ser eficaz, pois permite a colaboração de todos em prol de um ensino de qualidade. É importante apresentar novos objetivos para a instituição.   

  

  • Feedbacks  

O intuito da reunião é receber feedback, por isso, a instituição deve estar aberta a receber e a considerar pontos de melhorias tanto na educação como na infraestrutura, bem como entender quais são as necessidades da escola e dos alunos.   

  

  • Proposta de novos projetos  

É importante que a instituição esteja sempre inovando nos projetos para que os estudantes se sintam desafiados a colocar em prática seus conhecimentos e aprendizados.   

  

Em geral, o objetivo da reunião pedagógica com o corpo docente é trabalhar em busca de um ensino de qualidade que vise a uma melhor experiência e formação acadêmica para os alunos. 

 

Compartilhe esse artigo:

WhatsApp da Mudes
Enviar via WhatsApp
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.